quinta-feira, 6 de setembro de 2007

PROFESSORES MUNICIPAIS ESPANCADOS EM TIMON

Polícia espanca e prende professoras durante desfile

Professoras do município de Timon(MA) foram presas, algemadas e espancadas por policiais militares do Maranhão, durante protesto na avenida Jaime Rios, quando acontecia o desfile cívico em comemoração a Independência do Brasil. A tropa comandada pelo capitão PM Duarte (foto acima, à direita) partiu para cima das manifestantes, isolou o grupo e deu o início a uma série de agressões físicas e verbais.

As professoras promoviam um protesto pacífico contra os baixos salários e a falta de condições de trabalho nas escolas da rede municipal na cidade de Timon. “Nós professoras fomos agredidas fisicamente e o motorista do sindicato foi algemado e colocado no camburão da polícia, mesmo estando dentro da legalidade, inclusive referente a documentação do veículo”, contou a professora Márcia Feitosa, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal.

Após ter agredido as professoras, o capitão PM Duarte(foto à direita) teria retornado à concentração do desfile para participar do evento, como chefe do pelotão de um grupo de cinqüenta homens da Polícia Militar. “Vamos levar o caso ao comandante da Companhia Independente de Timon e ao Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, onde iremos solicitar providências e reparo dos abusos cometidos”, disse a professora Norma Suely, presidente do Sinterpum.














O Sindicato acredita que ação truculenta da PM atendia pedido da prefeita de Timon, Socorro Waquim, que estava no local e falava constantemente com os policiais. “Uma autoridade não pode agir dessa forma com quem é responsável pela educação e formação do cidadão. Nós estávamos apenas, usando o direito de reivindicar melhorias para a educação”, lamentou a professoa Lúcia Maria Pereira.














Repórteres do Portal AZ tentaram contato com o comando da Polícia Militar em Timon. A soldada Manuele Leal, da PM do Maranhão, informou que não está autorizada a falar qualquer coisa sobre o episódio.