quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Descaso em Timon

Foto: Alexandre Luz Pais de alunos esperando que o portão fosse aberto, passaram a madrugada em vigilha por uma vaga na escola.
Pais de alunos esperando que o portão fosse aberto, passaram a madrugada em vigilha por uma vaga na escola.

Dezenas de pais de alunos da rede municipal de ensino passaram a madrugada na fila, em frente a Unidade Escolar Lizete Farias, situada na rua 100, em busca de vagas para seus filhos estudarem em 2009, a direção da instituição de ensino poderia ao menos abrir a escola para que os pais esperassem do lado de dentro, os portões só foram abertos depois das 7:30h da manhã, muitos pais ficaram indignados com a direção.

Concluída a primeira etapa das obras do estádio Castelão



Acompanhe imagens das obras no estádio Castelão





A primeira etapa das obras de recuperação do estádio Castelão esta concluída. Os trabalhos foram iniciados em janeiro de 2007, sob administração da secretaria de infra-estrutura do estado do Maranhão Telma Pinheiro.

Neste primeiro momento foram recuperados, toda a parte de estrutura que estava definitivamente comprometida, a parte de fiação, sub-estação,drenagem externa,drenagem do campo de jogo e o novo gramado.

Na segunda etapa das obras, estão sendo feitos os serviços de reconstrução dos banheiros sanitários, vestiários, tribunas, cabines de radio e TV, Bares, rampas de acessos, iluminação do campo de jogo e colocação de cadeiras

O governador Jackson Lago, a secretaria de infra-estrutura Tema Pinheiro e o secretario de esporte e juventude Weverton Rocha, estão empenhados para inaugurarem o estádio ainda neste primeiro semestre.




ESPORTE PELO MARANHÃO

GOVERNADOR LANÇA O PROJETO PRO JOVEM URBANO

O governador Jackson Lago lançou em São Luís, na tarde desta quinta-feira (18), o programa ProJovem Urbano, que em sua primeira etapa irá contemplar jovens de 35 municípios. A cerimônia, realizada no Olho d´Água, contou com a presença de um grande número de professores e estudantes, que serão beneficiados com um curso de 18 meses de ensino fundamental, informática, formação profissional e auxílio de R$ 100,00 por mês.

“O que buscamos, pela via da educação e do conhecimento, é o resgate de uma dívida social impagável, que há em nosso Estado, mas que estamos enfrentando com um esforço determinado e cada vez mais persistente”, declarou Jackson Lago.

Durante a cerimônia, o secretário de Esporte e Juventude, Weverton Rocha, que está licenciado do cargo, anunciou que os professores do programa terão uma remuneração de R$ 1.462,00. Ele explicou que jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever vão poder participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano, realizado em parceria com o Governo do Maranhão. O secretário de Esporte e Juventude em exercício, Herberth Fontenele, disse que a meta é levar de volta à escola jovens fora da idade escolar, sem o ensino fundamental, desempregados e sem qualificação profissional.

Acompanhado da esposa, Clay Lago, o governador Jackson Lago destacou a importância do programa, assinalando que, além de aulas para concluir o ensino fundamental, o ProJovem Urbano inclui cursos de capacitação, ensino de informática e participação em ações comunitárias. O governador ressaltou ainda a importância do conjunto de ações para fazer com que os jovens fora da idade escolar concluam a 8ª série e possam ter mais chances na sociedade.

“A idéia é formidável. É oferecer a formação escolar - acelerada, mas de qualidade -, a qualificação profissional, a informática, o trabalho comunitário. Tudo isso integrado estimula mais o jovem a voltar, a fazer com que todos tenham oportunidade de completar pelo menos a 8ª série”, afirmou o governador. A cerimônia de lançamento do programa contou também com a presença do líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Edivaldo Holanda, da deputada Graça Paz, do secretário de Planejamento do Estado, Aziz Santos, e de representantes da Fundação Darcy Ribeiro.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego (MTE).



GOVERNADOR DO MARANHÃO MOSTRA COMO SE FAZ


Governador apresenta modelo de gestão democrática em Belém

O modelo de gestão participativa adotado no estado do Maranhão pelo governador Jackson Lago foi apresentado durante os Fóruns de Autoridades Locais (FAL) e de Autoridades da Amazônia (Fala), que acontece até amanhã, em Belém. Jackson Lago foi convidado para abrir a mesa temática “Democracia, Cidadania Planejamento e Orçamento Participativo”, evento que contou com a participação de representantes de diversos países da América Latina.
A cultura participativa desenvolvida pelo atual Governo do Maranhão começou anos antes na capital, quando Jackson Lago era ainda prefeito da cidade de São Luís. Com a ajuda da população, o dirigente municipal conseguiu eleger as prioridades entre os muitos problemas herdados do governo anterior, criando um novo modelo de gestão a partir de uma fiscalização progressiva e a instituição de Conselho Administrativo de Aplicação Orçamentária. “É um modelo que acaba deixando o governante mais à vontade para escolher as prioridades já que conta com a participação popular”, disse.

Como governador, Jackson Lago continua fazendo o trabalho que iniciou na esfera municipal, com um desafio ainda maior. Logo no início da gestão, lideranças sociais apresentaram uma lista de situações que mereciam atenção especial do governo, que imediatamente abriu o diálogo popular. A primeira reunião aconteceu na região do Alto Turi, que agrega 24 municípios maranhenses. Foi durante os encontros com a sociedade civil que o governador Jackson Lago tomou ciência da situação crítica em que estava afundado o estado do Maranhão. Pelo menos 11 cidades não possuíam prédios para abrigar as escolas de ensino médio. As aulas eram ministradas em igrejas, centros comunitários sindicatos e galpões.
Graças a esse contato com a população, o Governo do Maranhão é hoje modelo de combate ao analfabetismo. O processo de erradicação começou com a construção de 160 escolas e reforma de aproximadamente 300 prédios em apenas dois anos de governo. O interesse do governador em ouvir os problemas da comunidade correu de região para região e em pouco tempo as audiências passaram a percorrer o território.

Durante o evento, em Belém, representantes dos governos e movimentos sociais de outros estados sugeriram ao governador Jackson Lago a realização de um encontro, no Maranhão, para ampliar o debate sobre orçamento participativo e gestão democrática. “Às vezes não enxergamos o caminho e a união com a população resulta em uma gestão mais aplicada e direcionada”, concluiu o governador Jackson Lago.

SEM ÁGUA EM TIMON


Nove dias sem água em bairro de Timon

Não fosse o inverno o sofrimento seria maior, pois os moradores do bairro Planalto Formosa em Timon estão sem água nas torneiras desde o último dia 27 de janeiro. Hoje faz exatos nove dias de sufoco depois que queimou uma bomba do SAAE no poço tubular que abastece o bairro.
Segundo um ex-funcionário do SAAE que foi demitido pelo Decreto Municipal do governo no mês passado, o problema persiste pela falta de recursos do órgão neste mês e também por conta das demissões.
O ex-funcionário diz que os timonenses costumam, tradicionalmente, não colocarem como prioridade o pagamento do talão d’água no começo do ano, concentrando suas despesas em material escolar dos filhos. Como conseqüência, a arrecadação do SAAE despenca.
Ainda prestando serviço ao órgão e aguardando sua renomeação, o servidor do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos-SAAE conta que esta semana o problema será resolvido normalizando o abastecimento d’água do bairro.
Enquanto a água não aparece nas torneiras, os moradores estão sendo socorridos por carros pipa e a solidariedade de funcionários da TV Mirante que deixam muitos pegarem água de um poço que fica no prédio onde funciona a emissora naquele bairro.
FONTE: BLOG DO ELIAS LACERDA

O LIXO EM TIMON


A questão do lixo em timon tomou um rumo assustador, por onde passamos e lixo, ruas sujas e cheia de buracos. A situação estar insustentavel os timonenses não aguentam mais viver assim desprezados e sem perspectiva de vida, e o mais curioso que a Prefeita de Timon Socorro Waquim não estar nem ai para "CAOS" que vive nossa cidade, É SOFRIMENTO POR MAIS 4 ANOS.