quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Prefeita de Timon chama ex-governador de presidiário

Durante solenidade de inauguração do sistema de abastecimento de água no povoado Carnaúba de Pedra, no último domingo(22/12), a prefeita Socorro Waquim, não poupou críticas a comitiva liderada pelo ex-governador José Reinaldo Tavares que visitou Timon no último sábado.Em discurso, a prefeita desqualificou a visita, afirmando que nela existia até ex-presidiário. Para muitos, ela se referiu ao ex-governador José Reinaldo, preso pela polícia federal na Operação Navalha deste ano.

Ano passado, o ex-governador José Reinaldo foi um parceiro importante da prefeitura de Timon na realização de várias obras na cidade onde foram enviados a cidade cerca de 40 milhões de reais através de convênios com o governo do estado. Foi o momento em que a prefeita Socorro Waquim atingiu a sua maior popularidade, inclusive possibilitando a eleição do marido dela, o deputado federal Sétimo Wquim.

Para relaxar, pescamos esta pérola na internet de um brasileiro Brasileiro de saco cheio do governo Lula que está completando 5 anos e da impunidade que reina absoluta no país.

Ex-governador denuncia desvio de recursos em Timon e prefeita rebate

O ex-governador do Maranhão, José Reinaldo (PSB), esteve ontem em Timon acompanhado de uma comitiva de três deputados federais e dois secretários de estado, visitando obras que foram iniciadas no seu governo. Segundo José Reinaldo, na sua gestão foram encaminhados R$ 40 milhões para Timon para realizar obras de infra-estrutura. O ex-governador disse que a população reclama que boa parte das obras não foram realizadas, apesar do dinheiro ter sido repassado para a Prefeitura. A comunidade está preparando uma ação popular contra a Prefeitura cobrando as obras.

José Reinaldo estava acompanhado dos deputados federais: Roberto Rocha (PSDB), Ribamar Alves (PSB) e Julião Amin (PDT). Ainda estavam na comitiva os secretários de estado: Luis Pedro (Gabinete Civil) e Weverton Rocha (Juventude). Eles visitaram obras e participaram da solenidade de inauguração da sede do PSB, partido de Luciano Leitoa.

O ex-governador disse que voltou a Timon para rever a cidade e as obras que destinou ao município. Muitas foram executadas e outras nunca foram sequer iniciadas. Segundo José Reinaldo, foram feitas obras da maternidade de Timon, da Universidade Estadual do Maranhão, de um ginásio poliesportivo, escolas, abastecimento d´água e pavimentação. Mas não foram feitas obras de calçamento poliédrico e outros convênios firmados entre o município e o Estado, principalmente no período 2005/2006.

“As obras que constavam como ruas e calçamentos e não tinha motiv para não ser feitas. A população é que estava reclamando isso. A própria população disse que vai se manifestar com ação popular para fazer com que as obras sejam realizadas. O que vamos fazer é pedir ao Governo do Estado um levantamento do que foi feito de convenio, o volume dos recursos repassados e o que efetivamente foi executado para acionar a Prefeitura. Mas a população é que está tomando iniciativa”, comentou José Reinaldo durante um almoço com a comitiva e o ex-prefeito Chico Leitoa e o ex-deputado federal Luciano Leitoa, que deve disputar a Prefeitura em 2008.

Timon: Eliminação de equipe foi castigo

Acredite se quiser. Para alguns evangélicos mais fervorosos da Assembléia de Deus em Timon a eliminação da equipe timonense da segunda divisão do futebol maranhense no último domingo (23/12) foi castigo. Tudo porque a prefeita Socorro Waquim não liberou o estádio Miguel Lima para o show do cantor gospel Matos Nascimento, ocorrido na cidade na última sexta-feira (22/12). O pedido para a liberação do estádio foi feito pelos organizadores do show que são ligados a igreja em Timon

Comandante Truculento

No último domingo quando da realização do jogo que reuniu as equipes do Itinga Esporte Clube e o Timon Esporte Clube (TEC) pela disputa do campeonato da segunda divisão do campeonato maranhense, mais uma vez o comandante da Guarda Municipal de Timon, o sr. Messias Semeão (na foto, primeiro da esquerda para a direita), extrapolou nas suas atribuições ao prender o locutor/humorista Acerola, da 105,5 FM, sob o pretexo dele ter xingado o juiz da partida.

Onde já se viu torcedor ser preso por xingar juiz de futebol. Nunca em tempo algum eu soube que um torcedor tenha sido preso por se dirigir ao juiz de maneira desrespeitosa. Até porque, o juiz de tão envolvido que está na disputa não pode ficar prestando atenção a todo torcedor que se dirige a ele apartir da arquibancada.

Uma atitude como essa, partindo de uma pseudo autoridade, se cair na boca da grande imprensa nacional vai cobrir ainda mais de ridiculo um municipio já tão discriminado, por ser considerado um municipio muito violento. Conhecido nacionalmente como a baixada fluminense do Maranhão.

Esse senhor Messias Semeão, é uma figura caricata, que ao pensar que está agradando a quem lhe paga o salário, muito pelo contrário, está é dando a sua parcela de contribuição para que Timon seja vista como uma terra de brutos.

O radialista Acerola, um profissional da melhor qualidade; um jovem com um grande futuro pela frente, no máximo deveria ser admoestado por essa "autoridade". A policia, as guardas municipais, existem para proteger o cidadão.

Numa terra onde ser criminoso, corrupto e ladrão -, merece respeito e exaltação, uma atitude como essa deve estar sendo comemorada bem no clima de final de ano. É isso ai, quem não estiver satisfeito que mude de lugar. Essa é a lógica de certas autoridades, que são autoridades neste municipio, não por terem méritos próprios, mas por serem grandes bajuladores. Tenho dito!

DINHEIRO JOGADO NO LIXO

Muito dinheiro gasto para nada

Estive visitando as novas instalações da Câmara Municipal de Timon atendendo a um convite feito pelo seu presidente, o vereador Edvar Sampaio, que fez questão de mostrar todas as dependências desse novo prédio, que abrigará os representantes do poder legislativo municipal.

As instalações são funcionais, com gabinetes padronizados e moveis de relativo bom gosto e o plenário adaptado para deficientes físicos - caso algum deles venha a ter assento nesse poder. Tendo cada vereador a sua disposição, um computador com acesso a internet 24 horas.

O aspecto interno me deixou uma boa impressão. Já quanto ao aspecto externo desse prédio, continuo tendo a mesma impressão de antes, ou seja: é um prédio de linhas desagradáveis, para não dizer feio. Que me nego a admitir, que aquilo seja uma obra projetada um arquiteto minimamente criativo e original.

O prédio do poder legislativo municipal, continua sendo uma obra desnecessária, inútil, cuja finalidade é satisfazer o ego do seu presidente, que acredita que com a realização dessa obra de gosto duvidoso, possa vir a ter um futuro político, que passa necessariamente, por assumir a prefeitura municipal de Timon, eleito pelo voto.

No meu entendimento, qualquer dinheiro gasto com vereadores em Timon, é um gasto desnecessário, sobretudo, pelo fato do poder legislativo não ser um poder independente como deveria ser. A começar pelo fato do presidente desse poder ter sido eleito com o apoio da prefeitura, o que o obriga a se alinhar automaticamente com o poder executivo municipal

VERGONHA

Rua sem prefeita ou o retrato do abandono

A travessa São José, há 200 metros da sede da prefeitura municipal de Timon, no bairro Guaxinim (fotos), é o triste retrato daquilo que determinada comunidade, convencionou chamar de uma rua sem prefeito. E o que é uma rua sem prefeito? É uma rua onde o poder público nunca realizou nenhuma obra de interesse social. Assim como: calçamento. O serviço de coleta de lixo na travessa são josé não existe. Os moradores dessa artéria para não ter que conviver com o lixo na porta ou dentro das suas casas, tem que caminhar uns 100 metros para depositar o lixo. Mesmo nessa àrea onde os moradores da tv. são josé depositam os seus lixos, a coleta de lixo é feita irregularmente.

Nessa travessa que consta de duas planilhas do governo estadual como obras de calçamento já executadas(no valor R$ 24.000.000.), ainda na gestão de José Reinaldo Tavares, nada foi feito - como é possivel se constatar através das fotos que fazem parte desta matéria.

Por absoluta ironia do destino, a 50 metros dessa travessa, fica a av. Piaui, principal via de acesso para quem chega em Timon ou passa em direção ao interior do Maranhão -, existe uma patrulha diária de trabalhadores da limpeza pública. Isso para tentar vender uma imagem de Timon que não reflete a realidade. Por que não é preciso ir muito longe para se descobrir que Timon não passa de uma grande lixeira à céu aberto.

VEJA FOTOS