quinta-feira, 17 de abril de 2008

Chuvas derrubam casas em Timon


As fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Timon trouxeram muitos prejuízos ao bairro Cidade Nova um dos mais populosos do município. Lá várias casas caíram. O alerta foi dado pelo líder comunitário, Francisco Rodrigues dos Santos Neto, o popular Chico Gordo.
















Como membro fundador do bairro, Chico Gordo (foto à direta ), procurou hoje pela manhã o redator para denunciar a situação dos moradores. Segundo ele, várias famílias perderam suas casas com as chuvas.” Eu contei pelo menos dez casas que caíram”, diz.

Um outro problema crônico no bairro é a falta de limpeza pública e ruas intrafegáveis. Muitos buracos e mato é a visão mais comum nas vias públicas.

TIMON = BURACOPÓLES

Buracos tomam conta das avenidas de Timon

Não se sabe porque o governo municipal não tem tomado as providências no sentido de tapar os buracos que já viraram praga e se espalham por todas as principais vias da cidade. Alguns aliados tentam justificar a falta de reparos em conseqüência das chuvas, pois os buracos tapados logo abririam novamente pela força das águas.

Outros dizem que a administração aguarda liberação de recursos do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, onde serão feitos recapeamento asfáltico nas principais avenidas.

Para o timonense de um mínimo de bom senso, nenhuma das alegações justifica. A Prefeitura de Timon como qualquer outra no Brasil têm seus recursos recebidos religiosamente todo mês repassados pelo governo federal. Os mesmos podem ser utilizados para ao menos minimizar o impacto que os buracos estão causando nos carros, bicicletas e, principalmente, nos neurônios dos timonenses e visitantes da cidade.

Numa rápida passagem por algumas avenidas, presenciamos moradores reclamando da situação, motoristas indignados e flagramos carro quebrado vítima da buraqueira.

Comecemos pelo flagrante ocorrido na Avenida Francisco Carlos Jansen ocorrido ontém (26/03). Um veículo marca Reanult Clio quebrou sua suspensão dianteira onde um dos pneus quase foi sacado. O fato ocorreu nas primeiras horas da manhã. Indignado, o motorista deixou o veículo no local e foi a procura de um advogado. Ele deve buscar seus direitos na justiça e com isso ser ressarcido pelo poder público pelo dano causado.

O vizinho do local relata que toda madrugada acidentes ocorrem por conta da buraqueira envolvendo carros e motos. Confira fotos abaixo:





























Uma outra avenida esburacada e que nunca esteve tão maltratada é a Jaime Rios. Considerada a principal via de acesso para a prefeitura municipal de Timon e a igreja São José, os buracos ocupam toda a extensão das duas vias. Veja abaixo:




















































De todas as citadas até aqui, a Avenida Teresina pode ser considerada a pior e o terror dos motoristas. Nenhum deles que conhece a realidade recente da cidade quer utiliza-la. Todos têm evitado ela quando possível. O asfalto nesta via está completamente descascado e o desaparecimento dele fez com que só exista um calçamento de péssima qualidade e cheio de buraco. Vale lembrar que nela residem o ex-prefeito Chico Leitoa e o atual vice-prefeito da cidade, empresário João da Gráfica. Confira o a situação da avenida abaixo:


























A Avenida 03, embora não tenha tantos buracos quanto as já citadas, no seu trecho mais ao norte, nas proximidades da Policlínica e a Rua 100, o recapeamento é necessário. Confira abaixo:



























Aos moradores do Parque Alvorada, o blog fica devendo mostrar a situação da Avenida 01 que também está completamente esburacada.

Reforma do Alarico Pacheco está garantida


De nada adiantou o barulho feito por pessoas ligadas ao governo municipal em relação aos moradores que possuem casas instaladas dentro do terreno do Hospital Alarico Pacheco. Os moradores estavam sendo incentivados a não aceitar a reforma e a pedir indenizações milionárias por uma casa de taipa. Pra se ter uma idéia, teve deles que pediu 15 mil reais como indenização de sua casa.
No entanto, o estilo silencioso e negociador do diretor Dolival Pereira de Andrade (foto à esquerda) venceu essa batalha, prevalecendo o bom senso. Os últimos moradores foram indenizados ontem e com isso a reforma de quase dois milhões de reais está garantida.









Abatedouros de Timon viram problema de saúde pública

Depois de deníuncias feitas ao Ministério Público sobre as péssimas condições de funcionamento de um abatedouro da cidade e de que o mesmo estava cometendo crime ambiental ao despejar seus dejetos no riacho do Pinto, o promotor e curador do Meio Ambiente, Antonio Borges acompanhado do juiz de direto da 4ª Vara Simeão Pereira e Silva, representantes da Vigilância Sanitária do município, radialistas e ambientalistas, fizeram esta semana uma visita aos diversos abatedouros deTimon.O cenário visto foi triste e preocupante.

A primeira denúncia foi constatada. Dejetos de um dos abatedouros são realmente jogados no riacho do Pinto. Porém observou-se que o problema vai muito além de crime ambiental. Ao visitar outros verificou-se que este segmento coloca em risco a saúde pública, pois as condições de higiene são precárias.

Ao todo foram visitados quatro abatedouros onde constatou-se mal cheiro, urubus, porcos alimentado-se de sangue de animais mortos, cachorro vira-lata passeando por entre pedfaços de animal abatido,bois mortos jogados no chão, vísceras bovina colocadas em cima de bandejas enferrujadas, funcionários sem uniforme e pior: em nenhum deles foi encontrado um veterinário que acompanhasse o abate dos animais.
A comitiva que fez a visita bem no horário dos abates dos animais, saiu chocada com a falta de higiene.

Os abatedouros visitados foram o Tacoani Carnes, Central Carnes, W. Carnes e também do empresário Goiano, sendo que este último encontra-se desativado por determinação judicial para ajustes. Os abatedouros citados abastecem dezenas de açougues da cidade de Timon. Diante do que viu, um dos um membro da comitiva chegou a brincar dizendo que iria repensar sua condição de carnívoro.

A equipe não visitou o Frigotil. Porém, membros da Vigilância Sanitária disseram que lá tudo funciona dentro das normas sanitárias.

Tanto o juiz Simeão Pereira e Silva quanto o promotor Antonio Borges vão solicitar da Vigilância Sanitária do município que envie aos proprietários as adequações necessárias para o correto funcionamento destes estabelecimentos. A partir daí, os donos dos abatedouros terão um prazo dado pela justiça para o funcionamento dentro das normas sanitárias. Caso não cumpram com as determinações, os abatedouros serão fechados.
O Ministério Público também deve realizar uma audiência pública para debater o problema junto com os proprietários (Confira nas fotos abaixo os flagrantes da visita aos abatedouros).

































Várias famílias já estão desabrigadas em Timon

Várias famílias já estão desabrigadas em Timon pelo aumento do volume de águas do rio Parnaíba. As famílias ribeirinhas mais atingidas são as que moram nos povoados Piranhas, Laranjeiras e Barra das Pombas.

Informações prestadas pelo chefe da Defesa Civil , Messias Brito, dão conta de que pelos menos 25 famílias já estão desabrigadas. Segundo ele, três delas são da zona urbana da cidade e o restante da zona rural.

Durante todo o dia de hoje (04/04) a Defesa Civil em Timon retirou famílias de alagados na zona rural do município. Todas elas estavam sendo abrigadas no Ginásio de esportes no bairro Parque Piauí II.
Em todo o Maranhão já são aproximadamente 20 mil desabrigados e a tendência é de que esses números aumentem nos próximos dias uma vez que a metereologia prevê mais chuvas para o estado nas próximas horas.

Em Timon, a defesa civil informou que a situação dos ribeirinhos do rio Parnaíba piorou muito de ontém pra hoje, tendo em vista que o volume de águas no leito do rio aumentou muito nas últimas horas.

Confira abaixo fotos tiradas da situação de alagamento no povoado Piranhas.


















Prefeita de Timon é obrigada a entregar documentos públicos

A prefeita Socorro Waquim vai ter que pagar multa de 500 reais por dia caso não entregue a documentação que demonstra os gastos com a sinalização vertical, horizontal e a colocação de semáforos na zona urbana de Timon. A sentença é do juiz Simeão Pereira e Silva da 4ª Vara e foi publicada na última sexta-feira atendendo pedido de mandado de liminar impetrado pelo vereador do PDT Jaconias Morais ( foto abaixo).

Ainda em outubro do ano passado o vereador teve acesso a documentos extra-oficiais que davam conta que o governo municipal gastou mais de 5 milhões de reais com a sinalização da cidade. Para confirmar ou não as informações contidas no documento, o vereador enviou ofício a prefeita Socorro Waquim solicitando documentos oficiais do governo municipal. Inútil. A prefeita fez ouvido de mercador e não respondeu ao pedido do parlamentar.Por conta disso, Jaconias Morais entrou na justiça em dezembro último com um mandado de segurança com pedido de liminar.

Para o parlamentar de oposição a sinalização de Timon é uma caixa-preta que precisa ser aberta.”É preciso que se esclareça porque a administração municipal teme tanto mostrar essa documentação. Porque tanto medo?”, diz o vereador.

A prefeita Socorro Waquim pode recorrer da decisão do juiz de da 4ª Vara para o Tribunal de Justiça e continuar negando os documentos. Aliás, já há quem aposte que ela fará isso.

Prefeita de Timon ainda não chamou o DEM para conversar

A prefeita de Timon Socorro Waquim ainda não chamou o partido Democrata para conversar depois que estourou a crise do processo movido pela prefeitura contra o ex-prefeito Sebastião de Deus. Ao que parece, a prefeita não está preocupada em perder o partido para as oposições.

No entanto, o que era um problema somente para Socorro Waquim, começa a ser também para o principal líder do DEM, o engenheiro Sebastião de Deus.Tem gente dentro do partido dizendo que não vai marchar com a sigla caso ela venha a se coligar com Luciano Leitoa nas eleições deste ano.

Por outro lado, tem pré-candidato a vereador que já defende o apoio a Luciano Leitoa.
O que é certo é que Sebastião de Deus já recebeu carta branca do principal comandante dos democratas no estado, o deputado Raimundo Cutrim. Ele tem dito que a sigla marchará com a decisão que tomar e não haverá intervenção na executiva do partido no município.




Equipe do Corpo de Bombeiros do Ma em Timon


Uma equipe do Corpo de Bombeiros de São Luis encontra-se na cidade de Timon. Ela veio acompanhar de perto a situação dos alagados pelas enchentes no município.
Ontem (09/04) pela manhã a equipe acompanhada pelo suplente de deputado federal Luciano Leitoa, percorreu a região mais atingida pelas águas, os povoados Piranhas, Laranjeiras, Barra das Pombas e Santa Amélia. O governo do estado quer um retrato fiel da situação dos alagados para depois enviar ajuda.

A equipe do Corpo de Bombeiros fica em Timon até amanhã (11/04).E nesses dias visita também os abrigos onde a prefeitura de Timon alojou os desabrigados.


Buraqueira faz mais uma vítima


A buraqueira que tomou de conta das principais ruas e avenidas de Timon não pára de fazer vítimas. A mais recente é o pré-candidato a vereador pelo PCB, Chico da Ana. Recentemente ele caiu em um buraco na Avenida Boa Vista quando dirigia uma moto As pernas do rapaz estão cheias de escoriações. Ele está uma fera com a administração municipal.


























Timonenses fazem piada com buracos


Cansados de reclamara com a administração municipal pela quantidade de buracos nas ruas e avenidas, alguns timonenses sem verem providências serem tomadas, começaram a brincar com a situação. A mais nova piada é a de que “ Timon é a cidade que mais tem redutores de velocidade no mundo: os buracos”.
Operação Silêncio em Timom


O Ministério Público de Timon em conjunto com as polícias militar e civil desenvolveram no último final de semana, uma operação de combate a poluição sonora na cidade.
O trabalho que durou três dias ( sexta, sábado e domingo) sempre nos horários de oito da noite até às quatro da manhã,resultou na apreensão de 11 veículos, nos quais 9 motoristas tiveram seus carros detidos por poluição sonora e 2 por praticarem 'cavalo-de-pau' nas vias públicas.
A operação foi elaborada pelo Comandante da Polícia Militar Major Belém e pelo delgado geral de polícia civil Francelino de Jesus.

O promotor Antonio Borges( foto ao lado) coordenou a operação e acompanhou de perto o trabalho das policiais.Os carros apreendidos foram levadas para a delegacia regional. Já os proprietários, amantes do barulho foram levados para a delegacia para registro da ocorrência. Todos os casos foram encaminhados para o juizado especial.Além dos veículos apreendidos, alguns bares também foram fechados.


Churrascaria fechada


Há dias que o Ministério Público de Timon vem desencadeando uma luta contra a poluição sonora na cidade.Recentemente, a churrascaria Abrigos Lanches, no centro, foi proibida pela justiça de colocar qualquer tipo de som acústico, mecânico ou ao vivo ou ainda que promova qualquer show, pagode ou eventos similares, sem que adote medidas para o isolamento acústico do referido estabelecimento. A ação judicial foi movida pelo curador do meio ambiente, Antonio Borges.

Timonense sempre em segundo plano

Não é de hoje que venho pregando no deserto. Falo, falo e ninguém me ouve. Pelo menos, aqueles a quem me dirijo; esses fazem ouvidos de mercador. Tratam esse tema com uma indiferença olímpica. Como quem diz: eu não estou nem ai para quem não fede nem cheira. Alguém que não tem mandato e nem tem votos. É assim que raciocinam os políticos arrogantes e que se julgam terem Deus na barriga.

Falei tanto, que ia me esquecendo do falar do assunto que me leva escrever pela enésima vez: o tratamento de segunda categoria que a prefeita Socorro Waquim, dispensa para os timonenses quando da escolha do primeiro escalão do seu governo.

O secretário de administração Magno Pires, não mora e nem tão pouco vota em Timon. A secretaria de educação Suely Almeida (irmã da prefeita), também não mora em Timon. Pode até votar, porque a sua irmã necessita dos votos dos parentes para se eleger. O secretário de cultura Daniel Aracassy, também vai pelo mesmo caminho. O hoje secretario de saúde Neto Neiva, também mora em Teresina, apesar de parte da sua familia residir em Timon. O procurador da Prefeitura, também reside do outro lado do rio.

É bom ficar por aqui; porque se eu fosse falar dos “estrangeiros” que integram o primeiro e segundo escalão do governo da professora, eu passaria o resto do dia escrevendo. Se perguntado a esses senhores e senhoras o qu eles pensam sobre Timon, certamente irão dizer que amam, que adoram, que devotam um grande amor a essa terra; a nossa terra. Amor pelo dinheiro é bom não confundir.

Aqui cabe uma observação: estou me referindo só às pessoas que ocupam cargos importantes na administração publica municipal que só vem a Timon - garantir o seu sustento e no final do dia retornam a Teresina. Muitos deles, ilustres desconhecidos na capital piauiense, mas que aqui em Timon, são tratados com pessoas importantes -, mesmo não tendo importância nenhuma.

Timonense, é sempre bom repetir, é todo aquele que mora em Timon; que conhece as ruas de Timon, as pessoas de Timon e também, a história e cultura do Estado do Maranhão. Na hora da necessidade todam amam de paixão o nosso municipio. Eles pensam que nos enganam. Ledo engano.

Em Tempo:

Qual seria a reação dos teresinenses, se o prefeito de Teresina, resolvesse colocar em postos chaves da sua administração -, só pessoas residentes em Timon? A gritaria seria geral e, com justa razão. Primeiros os nascidos na própria terra, principalmente, quando se tem gente com capacidade e talento para fazer melhor e com comprometimento.