quinta-feira, 17 de abril de 2008

Timonense sempre em segundo plano

Não é de hoje que venho pregando no deserto. Falo, falo e ninguém me ouve. Pelo menos, aqueles a quem me dirijo; esses fazem ouvidos de mercador. Tratam esse tema com uma indiferença olímpica. Como quem diz: eu não estou nem ai para quem não fede nem cheira. Alguém que não tem mandato e nem tem votos. É assim que raciocinam os políticos arrogantes e que se julgam terem Deus na barriga.

Falei tanto, que ia me esquecendo do falar do assunto que me leva escrever pela enésima vez: o tratamento de segunda categoria que a prefeita Socorro Waquim, dispensa para os timonenses quando da escolha do primeiro escalão do seu governo.

O secretário de administração Magno Pires, não mora e nem tão pouco vota em Timon. A secretaria de educação Suely Almeida (irmã da prefeita), também não mora em Timon. Pode até votar, porque a sua irmã necessita dos votos dos parentes para se eleger. O secretário de cultura Daniel Aracassy, também vai pelo mesmo caminho. O hoje secretario de saúde Neto Neiva, também mora em Teresina, apesar de parte da sua familia residir em Timon. O procurador da Prefeitura, também reside do outro lado do rio.

É bom ficar por aqui; porque se eu fosse falar dos “estrangeiros” que integram o primeiro e segundo escalão do governo da professora, eu passaria o resto do dia escrevendo. Se perguntado a esses senhores e senhoras o qu eles pensam sobre Timon, certamente irão dizer que amam, que adoram, que devotam um grande amor a essa terra; a nossa terra. Amor pelo dinheiro é bom não confundir.

Aqui cabe uma observação: estou me referindo só às pessoas que ocupam cargos importantes na administração publica municipal que só vem a Timon - garantir o seu sustento e no final do dia retornam a Teresina. Muitos deles, ilustres desconhecidos na capital piauiense, mas que aqui em Timon, são tratados com pessoas importantes -, mesmo não tendo importância nenhuma.

Timonense, é sempre bom repetir, é todo aquele que mora em Timon; que conhece as ruas de Timon, as pessoas de Timon e também, a história e cultura do Estado do Maranhão. Na hora da necessidade todam amam de paixão o nosso municipio. Eles pensam que nos enganam. Ledo engano.

Em Tempo:

Qual seria a reação dos teresinenses, se o prefeito de Teresina, resolvesse colocar em postos chaves da sua administração -, só pessoas residentes em Timon? A gritaria seria geral e, com justa razão. Primeiros os nascidos na própria terra, principalmente, quando se tem gente com capacidade e talento para fazer melhor e com comprometimento.

Nenhum comentário: