quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

INFORME!!!!!

107 vereadores podem ser cassados pelo TRE do MA

O TRE do Maranhão recebeu 107 processos de partidos e políticos requerendo a cassação de vereadores e suplentes que trocaram de legenda após eleitos. Os processos se baseiam em decisão do TSE que determinou que o mandato é do partido e não do candidato. O vereador Milton Ferreira Passos que elegeu-se pelo PPS de Timon e hoje está no DEM é um dos que está com o mandato ameaçado. A confirmação está no site do TRE do Maranhão.


É intensa a movimentação da Polícia Federal em Timon

Hoje pela manhã foi intensa a movimentação de veículos da polícia federal na cidade de Timon. A informação em primeira mão do Portal AZ de que na Superintendência da Polícia Federal do Piauí havia chegado vários policiais de outros estados, pôde ser constatada com a movimentação de veículos do órgão também nesta cidade. Até agora não se sabe se os policiais investigam algum setor no município ou apenas estão passando pela cidade em direção a outros municípios vizinhos. Fontes deste redator dão conta que se houver prisões elas só devem acontecer amanhã ou sexta-feira. Até agora ninguém sabe se Timon está incluída na operação.

O clima não é bom na Vigilância Sanitária de Timon

Uma fonte relatou que o ambiente não é nada bom na Vigilância Sanitária de Timon. Haura Pinto a diretora do órgão que teria sido indicação do ex-diretor Zeca Gonçalves, começa a ganhar asa própria. Isso estaria irritando Zeca Gonçalves e tem havido queda de braços entre os dois, o que estaria prejudicando o ambiente de trabalho e deixado os outros funcionários em situação desconfortável.

Guardas municipais de Timon ganham salário de miséria






É de miséria a situação dos guardas municipais de Timon. Um grupo deles procurou ontem o redator pra denunciar o descaso com que o poder público municipal os tem tratado.

Aprovados em concurso público realizado pela prefeitura, os guardas municipais dizem que o município não está respeitando o edital do concurso. Pelo edital, os aprovados entrariam em um curso de formação e treinamento que duraria cinco meses. Durante esse período eles receberiam uma bolsa no valor de 175 reais mensais. Já se passaram sete meses de curso de formação e, segundo o grupo, o comando da guarda não fala quando vai terminar o treinamento.

Enquanto isso eles continuam recebendo menos da metade de um salário mínimo, o que não dá para as despesas pessoais, quanto mais para sustentar a família, como acontece com muitos que são casados. A Guarda Municipal de Timon tem sido divulgada como uma grande conquista da atual administração municipal e que os seus serviços diminuirá muitos dos problemas da segurança de prédios públicos, trânsito e até a segurança pública, como revelou , recentemente, o comandante da guarda, Messias Brito.

Para o grupo que procurou o correspondente do Portal AZ em Timon, a prefeitura vende uma imagem irreal da guarda e, na verdade, massacra a categoria que está de mãos atadas, pois eles não foram nomeados ainda pela prefeita Socorro Waquim, o que lhes tira a estabilidade.


Fonte: Portal AZ

Vereadores do PDT pedirão o afastamento da prefeita de Timon



A bancada do PDT na Câmara Municipal de Timon acionará hoje (terça-feira, 11) o Ministério Público do Estado, para pedir o afastamento da prefeita do município, Socorro Waquim (PMDB). Jaconias Moraes e Porfírio Gomes entrarão com denúncia de improbidade administrativa e malversação de recursos públicos, tendo como base uma notificação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) relacionada à prestação de contas do Fundo de Saúde de Timon. A prefeitura alega não haver irregularidades. A notificação, recebida pela Secretaria Municipal de Timon em 24 de outubro deste ano, aponta ocorrências como falta de demonstrações contábeis, de licitação, de termo de recebimento, de nota fiscal, de escritura de compra de imóveis, de assinatura de beneficiários e de contrato de locação, além de descumprimento de instruções normativas do TCE-MA e de resultado deficitário da execução do Orçamento. Com base nessas ocorrências, os vereadores do PDT pedirão o afastamento de Socorro Waquim. Segundo eles, há muito tempo são recebidas denúncias de desvio de conduta por parte da gestora no que diz respeito ao gasto de recursos públicos. Socorro Waquim também não teria enviado à Câmara Municipal nenhum relatório de prestação de contas de sua gestão. Além da oficialização da denúncia, será realizado ato público, às 11h da manhã, em repúdio à atual administração de Timon.


ABAIXO FOTOS DA ENTREGA DOS DOCUMENTOS DAS PROVAVEIS IRREGULARIDADES DA PREFEITA SOCORRO WAQUIM
:


Operação Rapina: “Clima tenso em Timon (MA)”

Operação Rapina: “Clima tenso em Timon (MA)”

Hoje desencadeou no Piauí e no Maranhão uma operação batizada pela Polícia Federal como “Operação Rapina”, onde envolve prefeitos, secretários, gestores de saúde, empresários, dentre outros.

A ação conjunta permite combater a má versação do dinheiro público através de transferências de recursos de convênios. Os crimes são: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e passiva e fraude em licitação.

Em Timon o clima está tenso. Há comentários de que a polícia Federal está monitorando alguns políticos do município e a qualquer momento haverá prisões.

Informações ainda não oficiais de que haverá 8 prisões na cidade, inclusive, a PF esteve na agência do Banco do Brasil colhendo documentos.

No Piauí haverá prisões em dois municípios e no Maranhão 14 municípios, a operação envolve mais de 500 policiais.

Vamos aguardar maiores informações sobre as possíveis prisões, confira nota a imprensa divulgada pela PF:

NOTA À IMPRENSA


1. A Polícia Federal desencadeou na manhã de hoje, 13/12/2007, a OPERAÇÃO RAPINA, no Piauí (02 municípios) e no Maranhão (14 municípios), a fim de desbaratar um organizado esquema de corrupção de desvio e apropriação de verbas federais. A operação capitaneada pelas Superintendências Regionais do Maranhão e do Piauí utiliza 503 policiais federais do Piauí, Maranhão, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Goiás e Brasília, que cumprem 111 Mandados de Prisão e 122 Mandados de Busca e Apreensão expedidos Tribunal Regional Federal da 1ª Região, bem como 20 integrantes da Controladoria Geral da União – CGU.

2. A ação conjunta de entes privados e servidores públicos no esquema ora desbaratado permitia a malversação do erário oriundo de transferências de recursos e de convênios, durante todas as fases de execução de programas e projetos, inclusive em processos licitatórios e em prestação de contas.

3. Serão 04 Mandados de Prisão no Piauí e 30 no Maranhão, cumpridos somente pelas equipes gerenciadas pela Regional no Piauí.
4. Os envolvidos responderão pelos crimes de Formação de Quadrilha, Peculato, Corrupção Ativa e Passiva, Fraude em Licitação, dentre outros.
5. Mais informações serão divulgadas no decurso da operação.


FONTE BLOG DO JORNALISTA MARCIO BECKMAN