segunda-feira, 27 de outubro de 2008

JACKSON DIZ E FAZ, AO CONTRÁRIO DE OUTRAS PESSOAS QUE SÓ SABEM MENTIR

Socorrão de Presidente Dutra está com 70% das obras concluídas

Edmundo Gomes percorre obras do Socorrão Regional - Alta Resolução
Cerca de 70% das obras de reforma e ampliação do primeiro Hospital de Urgência e Emergência do interior do Estado, no município de Presidente Dutra, já foram concluídas. Em visita à unidade, no final da semana passada, o secretário de Estado da Saúde, Edmundo Costa Gomes, mostrou-se satisfeito com o resultado dos trabalhos, mas cobrou maior agilidade dos engenheiros para a entrega o mais breve possível dos serviços.
“Esta é uma grande obra e pretendemos entregá-la ao povo do Maranhão, com muita justiça, para que possam usufruir dos serviços de um hospital moderno e resolutivo”, observou o secretário Edmundo Gomes.
Acompanhado da prefeita Irene Soares e autoridades locais, o gestor estadual percorreu grande parte das instalações do hospital, que dispõe de 5.317 m² de área construída. Eles estiveram no centro cirúrgico, nas enfermarias que abrigarão 100 leitos e na UTI.
Entre os atendimentos que serão oferecidos pelo Socorrão Regional estão as cirurgias ortopédicas e geral, além das neurocirurgias. Outros serviços como terapia intensiva, patologia clínica, radiologia, tomografia computadorizada e ultra-som estarão à disposição da população. O hospital contará ainda com uma área de urgência pediátrica.
“Vale ressaltar a parceria com a Prefeitura de Presidente Dutra, que está sendo indispensável na concretização desse grande sonho”, destacou o secretário estadual de Saúde.
Por conta das obras do Socorrão, o município de Presidente Dutra já está colocando em prática um plano municipal de trânsito, que fará intervenções em toda a área da unidade com vista a garantir uma maior fluidez do tráfego de veículos que deverá aumentar significativamente com o funcionamento da nova unidade de saúde.
Serviços de recapeamento asfáltico já foram iniciados nas vias que dão acesso ao centro regional de urgência e emergência. “Estamos muito esperançosos com essa obra, que tem a marca do governador Jackson Lago”, disse Edmundo.
A comitiva do secretário de Saúde esteve ainda na maternidade que também está sendo construída no município de Presidente Dutra com a participação do governo estadual. Edmundo assegurou que os projetos da unidade, assim como do Socorrão Regional, obedecem aos padrões de humanização do atendimento. “Esta maternidade não somente fará partos. Estamos pensando num ambiente de acolhimento, onde as gestantes e mães se sintam seguras e protegidas”, frisou ele.
Após percorrer toda a maternidade, que terá capacidade para 50 leitos, Edmundo Gomes, lembrou que a reforma e construção dessas duas unidades não são ações isoladas. “Tanto o Socorrão quanto a maternidade farão parte de um sistema, de uma rede integrada à Estratégia Saúde da Família, e aos demais programas. Todos devem funcionar bem para que possamos atender à população dessa região estimada em mais de 1,3 milhões de pessoas”, concluiu o gestor estadual.

PREFEITO DE MATA ROMA - MA, É CASSADO

Prefeito reeleito de Mata Roma é cassado no TSE





SÃO LUÍS - O ministro do TSE Joaquim Barbosa cassou o registro da candidatura do prefeito reeleito de Mata Roma, Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal (PDT). Como a decisão foi monocrática, ele ainda pode recorrer ao pleno do tribunal. Caso se confirme a cassação, a mulher do deputado Paulo Neto, Carmem Neto (PSB), segunda colocada na disputa, deve ser diplomada como prefeita.

Isso acontece porque Grachal não obteve 50% mais da votação. Caso isso tivesse ocorrido, seria realizada nova eleição no município. O prefeito teve exatos 49,99% dos votos contra 48,5% da socialista. Na semana passada, o pleno do TSE já havia cassado o registro do prefeito eleito de Chapadinha, Isaías Fortes (PP). Mata Roma é vizinha a Chapadinha.

Segundo o advogado Márcio Endles, que ajuizou a ação contra o pedetista, Grachal resolveu participar da eleição “por sua conta e risco porque sabia que estava inelegível”. Ele teve suas contas rejeitadas pelo TCE referentes ao exercício financeiro de 1998 quando foi presidente da Câmara de Vereadores da cidade. A Corte de Contas detectou irregularidades no pagamento de diárias. Grachal não recorreu da decisão.

O prefeito foi cassado pela juíza de Chapadinha, mas teve sua candidatura deferida pelo TRE. A cassação dele agora representa uma vitória política de Paulo Neto sobre o chefe da Casa Civil, Aderson Lago, padrinho do pedetista. A decisão de Joaquim Barbosa é do dia 11 mas só foi publicada hoje.

Chico derrota Socorro na ilha

Foto: Arquivo Chico Leitoa foi um dos coordenadores da campanha de Castelo
Chico Leitoa foi um dos coordenadores da campanha de Castelo

Até que a prefeita de Timon,Socorro Waquim, fez o dever de casa, foi a São Luis, levou um grande numero de asseclas, para pedirem votos para Flavio Dino, visitou e telefonou para os Waquim da ilha, pedindo votos para Dino. Dizendo que a vitoria dele seria o retorno de Roseana e que esta juntamente com o seu pai lhes tinha recomendado este apóio. Até ai tudo bem.

Só que o vitorioso nesta historia toda foi o seu adversário político em Timon Chico Leitoa, que foi um dos coordenadores da campanha de João Castelo, no segundo turno da eleição em São Luis.

Ele atualmente esta respodendo pela presídencia do PDT do Maranhão, convenceu o Partido em apoiar a candidatura de Castelo e terminou saindo vitorioso.

O pessoal que Leitoa levou de Timon, comemorou na praia e o pessoal da Socorro ficou chorando a ver navios.

Leitoa já conversou com Castelo, é amigo dos dois secretários já indicados para a prefeitura de São Luis, que é o Moacir Feitosa e Helena Dualibe. Portanto é um homem forte também na Prefeitura de São Luis.

Socorro que pretende ser candidata a governadora, vice ou senadora em 2010, já não vai contar com o apóio do prefeito da Capítal do Maranhão.

É bom que se diga que em passado bem recente familiares da prefeita e do seu marido deputado Setímo Waquim, foram altamente prestigiado por João Castelo, mas na hora que ele precisou do apóio deles, estes tiraram o cavalinho da chuva.

O MARANHÃO JÁ DECIDIU SARNEY NUNCA MAIS

DESMASCARADO O PLANO “B” DO CLÃ SARNEY NA ELEIÇÃO PARA PREFE

Se houve no Maranhão um processo eleitoral que mudou a lógica partidária, este foi o do ano de 2008. Lideranças historicamente distantes se aproximaram, em alguns casos até de forma definitiva, reescrevendo as próprias ideologias para participar do embate eleitoral. Em muitos municípios do Maranhão, essa tendência foi bem visível, mas não tanto quanto em São Luís.

No princípio, 10 candidatos de dois grupos políticos diferentes, desalojaram-se de seus compromissos e, crentes que por idéias e discursos a rebeldia do povo de São Luís os acolheria, escolheram seus próprios caminhos, sem atentar para as coligações possíveis.

Para o grupo Sarney, esta eleição foi um desastre também histórico. Não bastasse a derrocada de quase todos os seus candidatos nos mais diversos municípios do Estado, São Luís aplicou-lhe a merecida surra eleitoral. Por todos os males que causou ao Maranhão e a seu povo.

Alguns dos candidatos sarneyzistas sequer disputaram a eleição, ignorados por um povo que a muito custo aprendeu quem são seus algozes. Assessorados pelo vexame e marqueteados pela vergonha, a votação de alguns deles ficou muito abaixo do que é possível prever em qualquer processo eleitoral.

Desprezado, rechaçado e humilhado pelos resultados que as pesquisas prenunciavam de forma categórica, bem ao estilo despudorado e oportunista do seu líder, o clã Sarney pôs em prática o “plano B”. A estratégia alternativa já teria sido concebida pelo comandante em chefe da oligarquia moribunda (mas perniciosa pelo elevado risco de contaminação).

Quais os elementos que conduziriam a esse raciocínio? Vamos relembrar alguns fatos pontuais significativos:

1 - Nos meses que antecederam às eleições de São Luís, o Sistema Mirante expôs, sistematicamente, as mazelas da administração municipal. Dia e noite, São Luís era devassada por repórteres de rádio, jornal e TV e centenas de matérias foram divulgadas, destacando o abandono a que a cidade estava (e continua) sendo submetida. Nesse caso, excepcionalmente, não continham mentiras; no máximo algum exagero, para deixar a marca registrada do pessoal do lado de lá da ponte.

2 – Por que tamanha desqualificação tornou-se tão importante para o sistema miranteano? A indagação seria respondida pouco tempo depois. O objetivo era atingir o ex-secretário Clodomir Paz, candidato oficial do PDT, sob o patrocínio do Prefeito Tadeu Palácio.

3 - As primeiras consultas de intenção de votos apontavam Castelo disparado na dianteira, seguido exatamente por Clodomir e Kleber Verde. Flávio Dino só estava na frente dos candidatos da esquerda verdadeira e dos integrantes do grupo sarneyzista que disputavam a lanterna.

4 – Confirmada a absoluta falta de competitividade dos candidatos Gastão Vieira (apesar dos insistentes apelos televisivos de Roseana em favor do seu escolhido), Raimundo Cutrim (jogado às traças), Pedro Fernandes e Valdir Maranhão (sequer levados a sério), restavam apenas Clodomir e Flávio Dino para que o clã pegasse carona num eventual segundo turno.

5 – Clodomir estava descartado por questões políticas que enveredaram para o plano pessoal. Ex-integrante do grupo, então no exercício do mandato de deputado estadual, Clodomir sentiu-se traído pela família todo-poderosa quando disputou e perdeu a presidência da Assembléia Legislativa para Manoel Ribeiro, que foi apoiado pelo casal mandatário Jorginho/Roseana. Sobrou Flávio Dino.

6 – Simultaneamente, enquanto se divulgava na imprensa nacional que Sarney solicitara ao presidente Lula que gravasse mensagem pedindo voto para Flávio Dino, o candidato da coligação PC do B/PT, o Sistema Mirante deu uma guinada de 180 graus e, de repente, passou a cortejar o pedetista Tadeu Palácio.

7- O vaidoso prefeito de São Luís, aquiescente e solidário, teria sido facilmente convencido de que Lula estaria determinado a ver Flávio no segundo turno, mas sabia que para isso precisaria contar com o apoio de Tadeu Palácio. Não seria necessário que ele abandonasse por completo o seu candidato oficial. Bastaria que minimizasse o apoio, de maneira que Clodomir tivesse uma votação razoável, pois seria fundamental para garantir o segundo turno, desde que fosse ultrapassado por Flávio Dino.

8 – E foi exatamente o que aconteceu. Resultado do primeiro turno: Castelo na liderança absoluta, Flávio em segundo, Clodomir em terceiro, Kleber Verde em quarto, para citar apenas os mais votados, não obstante tenhamos o maior respeito pelos outros candidatos.

9 – Como se deu a arrumação dos apoios no segundo turno? O primeiro a declarar sua posição foi o atual prefeito Tadeu Palácio. De pronto subiu no palanque de Flávio Dino, feliz da vida, com sorrisos abertos de alegria, como se estivesse honrando um compromisso. Clodomir – que se sentiu mais uma vez politicamente traído – firmou apoio a Castelo, o que já havia sido feito por Kleber Verde.

10 – Enquanto isso, até então trabalhando nos bastidores, o clã Sarney escancarou. Passou a jogar todas as fichas no candidato da coligação PC do B/PT. Roseana, então, não desgrudou mais do telefone, pedindo insistentemente votos para Flávio Dino.

Flávio pode vir a firmar-se como uma nova liderança em São Luís. Contudo, nesse pleito, pelo que se depreende a partir do que informam todas as pesquisas, curva-se eleitoralmente talvez ante o peso das malas que carrega. Elas tiram mais do que agregam votos, como Tadeu Palácio e outros babuínos da sarneizada.

Confirmando-se as manifestações populares, o sentimento de profunda emoção externado nas ruas, praças e avenidas; na intimidade das casas de alvenaria, piso revestido e forro, ou de taipa, piso de chão batido e mal cobertas e, ainda, nas palafitas e outras moradias subumanas (graças a Deus, com os dias, enfim, contados), terá sido frustrada mais uma armação desprezível do senador Sarney e sua trupe. Eles reconhecem que a vitória de Castelo em São Luís e da imensa maioria dos prefeitos do interior, militantes ativos da Frente de Libertação do Maranhão, sacramenta o fim das suas pretensões eleitorais no Estado. Sepulta a mais duradoura e perversa oligarquia brasileira.

Na capital, lamentavelmente, o racha na frente libertária foi inevitável, provocando descontentamentos que ainda podem repercutir por muito tempo na aliança que derrotou a infernal dinastia Sarney. João Castelo, Flávio Dino e Clodomir Paz protagonizaram uma batalha que, mesmo sendo democrática, nem sempre foi leal.

Castelo, despontando como vencedor em todas as consultas de intenção de voto, desde o primeiro turno, foi o alvo central de perseguições as mais espúrias, nas formas de ações na Justiça (unanimemente derrotadas por improcedência plena); de panfletos apócrifos, do desmonte de sua vida empresarial etc. Entretanto, sobreviveu a tudo isso nos braços de um povo que, a despeito de viver os benefícios e virtudes de um Governo localizado na esquerda socialista, pela primeira vez na história maranhense, preferiu escolher a experiência, a ação, a competência e a inteligência administrativa como substituto de ideologias que mal compreende.

MUITAS MULTAS CONTRA SOCORRO

Timon: prefeita,vice e coligação são multados em 15 mil

Os advogados da prefeita Socorro Waquim ( foto) perderam o prazo na justiça eleitoral e ela com o vice Edivar Ribeiro e mais a coligação “Pras Fazer Muito Mais” terão que pagar multa de 15 mil reais. A multa é resultado do processo que pedia a cassação do registro da candidatura da prefeita pelo fato do Procurador do Município, Éder Claudino, ter advogado para a coligação dela.
Tanto o juiz da 19ª Zona Eleitoral, Marcelo José Amado Libério, quanto a promotora Selma Regina Martins, mesmo reconhecendo a irregularidade praticada pelo Procurador do Município, entenderam que não houve potencialidade do ato que pudesse ter desequilibrado o pleito, optando assim pela aplicação de multas que totalizou 15 mil reais. O processo foi movido pelos advogados da coligação “trabalhando dá Certo”, que tinha como candidato o ex-deputado federal Luciano Leitoa.
Condenados no processo para pagar a multa, o prazo para recorrer da decisão expirou no último dia 14.
Mesmo tendo perdido na justiça eleitoral de Timon no propósito de cassar o registro da candidatura de Socorro Waquim, os advogados da coligação “Trabalhando dá certo”, recorreram para o Tribunal Regional Eleitoral. No recurso, eles pedem que o TRE reforme a sentença do juiz de Timon, aplicando a cassação do registro da candidatura dela ou a sua não diplomação até que o caso seja julgado em definitivo.

RAPIDINHAS

Timon: vereadores terão celulares cortados

E a onda de contenção de gastos neste final de mandato de Edivar Ribeiro na Câmara Municipal não acabou. Depois da demissão de servidores dos gabinetes dos vereadores na semana passada, vem aí mais uma: final deste mês a presidência vai também cancelar as linhas telefônicas dos vereadores que eram pagas pela casa e que foram adquiridas via pacote promocional junto a uma operadora. A partir do próximo mês, o parlamentar que quiser usar celular, terá que pagar do próprio bolso.







E agora, prefeita?

Que a prefeita Socorro Waquim pretende fazer mudanças em seu secretariado nesse segundo mandato, tudo leva a crer que sim. Pelo menos é o que tem dito sua assessoria. Ela buscará evitar nesta nova oportunidade dada pelo povo que seus secretários sejam alvos permanentes da oposição, principalmente da acusação de enriquecimento ilícito. Um problema que perseguiu este primeiro mandato e que até os vereadores do próprio PMDB utilizaram a tribuna da câmara para denunciar. Entretanto, mudar mesmo que seja necessário, não é fácil. Envolve muitos interesses e pode criar insatisfações. Se não, vejamos o caso da Secretaria Municipal de Saúde. A prefeita tem pelo menos três opções. A primeira é manter o atual secretário Neto Neiva( foto à esquerda falando ao microfone com camisa listrada). Homem discreto, disciplinado, sem pretensões política e que além de tudo estaria obedecendo todas as recomendações recebidas da chefe do executivo municipal (à boca miúda dizem ser ele o preferido dela).

Por outro lado, reivindicando o seu pedaço do bolo no governo, está o ex-secretário Itamar Barbosa ( foto à esquerda segurando celular). Aliado desde o seu primeiro mandato que está findando, tem como trunfo a fidelidade e um partido importante no cenário local, O PR, que elegeu um vereador (Reginaldo Bom Clima) e fez muitos votos para o legislativo municipal.
Tão forte quanto os outros dois e postulante ao cargo, aprece o nome do vereador Dr. Tuá. Com o trunfo de ter sido o vereador campeão de votos da eleição deste para o legislativo municipal, ele já tem até projetos para o setor, como bem disse dias atrás em entrevista a uma televisão de Teresina. Diante dos nomes postos e a certeza de que Socorro Waquim terá que tomar uma decisão, só nos resta perguntar: E agora, prefeita?




Prefeita quer mudanças na secretaria de limpeza


O ex-secretário de limpeza João Borges revelou a uma fonte do blog que não pretende ficar fora do primeiro escalão do governo da prefeita Socorro Waquim nesse segundo mandato. Entretanto isso poderá ocorrer, principalmente porque o ex-secretário foi muito criticado durante sua gestão. Até membros do governo não o tem poupado.
Uma das demonstrações de que a prefeita pretende mudar o comando da limpeza foi dada nos últimos dias. Uma funcionária muito conhecida na administração municipal ficou vários dias fazendo uma verdadeira devassa nas contas da secretaria de limpeza. A moça teria ficado até de madrugado empenhada na auditoria. O que se descobriu com o trabalho não teria agradado em nada a prefeita de Timon. Por conta disso, já se fala que ela pretende nomear um novo secretário em janeiro do próximo ano. No entanto há quem duvide que João Borges não consiga barganhar outro cargo importante.

Especulação mais provável

A especulação mais provável é a de que João Borges assuma uma vaga na Câmara Municipal no lugar de Kenedy Gedeon. O vereador estaria disposto a ocupar aquela pasta, abrindo espaço no legislativo municipal para o suplente ex-secretário.

Não participou

A prefeita Socorro Waquim não participou da reunião do governador Jackson Lago com prefeitos eleitos e reeleitos ocorrida semana passada no Palácio dos Leões. Quase duzentos prefeitos estiveram presentes. A ausência da prefeita de Timon pode sepultar de vez a famosa mentira de que o governador estaria se aproximando da chefe do executivo municipal em busca de um entendimento político-administrativo.










Luciano Leitoa comemora vitória de João Castelo

O ex-deputado federal Luciano Leitoa ainda se encontra em São Luis. Junto com o pai, o engenheiro Chico Leitoa, participa das comemorações pela vitória de João Castelo( foto à esquerda) para a prefeitura de São Luis, ocorrida ontem contra o comunista Flávio Dino.
Tanto o PDT de Timon quanto o PSB enviaram militantes para a capital maranhense para ajudar João Castelo. Só da Juventude Socialista do PDT cinqüenta e dois militantes estavam na ilha fazendo campanha para Castelo. Os jovens estavam sendo coordenados por Uilma Resende, eleito vereador no último dia cinco.
Membro da executiva estadual do PSB, Luciano Leitoa estava dando apoio a sua companheira de partido Helena Duailibe, ex-secretária estadual de saúde, e candidata a vice na chapa encabeçada por João Castelo.

FONTE: BLOG DO ELIAS / PORTAL AZ