quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Polícia Federal em Timon é um mistério em Banco do Brasil


Vizinhos e comerciantes das imediações do Banco do Brasil até agora estão sem entender a presença de policiais federais na agência ontem (17) pela manhã. Eles estiveram lá por volta das nove horas da manhã. Estavam armados e dois deles entraram na agência, enquanto os outros dois guarneceram fora. Os que entraram sairam com um documento. A viatura era uma Frontier cor metálica com placa de São Luis.

Prefeita de Timon acusada de interferir em eleição de sindicato

VERGONHA!!!!!!

A eleição do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Timon programada para o próximo domingo tem dado o que falar. Segundo um dos membros da atual diretoria do sindicato que pediu para não ser identificado com medo de retaliações, a interferência do grupo político da prefeita Socorro Waquim nas eleições da categoria está atrapalhando o pleito do próximo domingo.

Até um mês atrás, a eleição estava marcada sem problemas. Várias chapas estavam inscritas para concorrer às eleições. Mas a decisão do Presidente atual Francisco das Chagas, o França, de não apoiar nenhum candidato que fosse ligado ao grupo da prefeita, teria provocado a ira de pessoas ligadas ao executivo municipal. Depois de uma reunião feita com os candidatos da oposição dias atrás, a prefeita Socorro Waquim teria decidido que apenas um candidato deveria enfrentar Davi Costa Brandão, candidato apoiado pela diretoria do sindicato. Então foi lançada a candidatura de Ieda Maria, uma chapa que uniu as oposições.

Mesmo assim, segundo a fonte do Portal AZ, o grupo da prefeita Socorro Waquim, não satisfeito, recorreu à justiça através de um de seus aliados pedindo a descentralização da eleição. Um pedido esdrúxulo segundo a atual diretoria do sindicato, pois a eleição sempre aconteceu em um único lugar: na sede do sindicato e este ano já estava marcada, soberanamente, pela Comissão Eleitoral, para o colégio Higino Cunha. Uma mudança necessária devido o aumento no número de sócios.

Mas o pedido, estranhamente, reclama um dos membros da diretoria, foi aceito pela justiça de Timon que concedeu liminar obrigando o sindicato a colocar urnas também zona rural. A medida, garantiu a fonte, fere até o princípio da autonomia. Além disso, ficará muito difícil garantir a segurança e a transparência do pleito. Por conta disso até a Fetaema, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão, entrou junto com o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura de Timon no Tribunal de Justiça do Estado para derrubar a liminar expedida que obriga colocação de urnas na zona rural. O recurso foi dado entrada hoje pela manhã em São Luis.
XÔ SOCORRO