quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Atraso é andar no barro e na lama

Foto: Arquivo Socorro impede  asfalto em sua cidade
Socorro impede asfalto em sua cidade

Tenho visto a prefeita Socorro Waquim, dizer em seus programas eleitorais que a sua administração é um grande avanço para o município. Menas verdade, ela entra na justiça para impedir que o governador do Maranhão asfalte a sua cidade a exemplo do que vem realizando com inúmeras cidades do Maranhão. Isto sim é atraso. É impedir o progresso.É mentalidade de gente miúda e ainda tem gente que vai para a televisão se dizer orgulhosa de ser professora. Quem tem formação cultural, não comete tais atitudes. Será que a prefeita não esta pensando na saúde do seu povo, quando prefere o lamaçal e a poeira que que se encontra inúmeras ruas do seu município. Paciência. o povo não é burro não , saberá na hora certa dar o troco a quem tanto lhes prejudica.

Professores da prefeitura de Timon fazem manisfestação

Professores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino-SINTERPUM- realizaram ontem (16/09) em vários pontos da cidade, protestos contra a política salarial da prefeitura de Timon . A manifestação fez parte do Dia Nacional de Paralisação pela Implantação do Piso Nacional do Salário dos Servidores em Educação.
Acompanhados por carros de som, os professores membros da diretoria do sindicato, pararam em vários pontos da cidade, como na Avenida Tiúba e Formosa, onde fizeram discursos explanando a real situação dos servidores da educação municipal. Eles acusam o governo municipal de não conceder aumento salarial para a categoria muito embora já tenha lei federal obrigando o aumento.
Segundo o SINTERPUM desde que a professora Socorro Waquim começou sua administração, os repasses para a educação só tiveram aumento. Em 2005 foram repassados um total de 17 milhões 643 mil reais. Neste ano, até agosto último, já são cerca de 24 milhões e meio. Mesmo com todo esse aumento nos repasses, segundo a presidente do SINTERPUM, professora Norma Sueli, a prefeita Socorro Waquim tem se negado a aceitar a proposta de aumento salarial feita pelo sindicato da categoria e se quer tem oferecido uma contraproposta.
A manifestação dos professores do município ocorreu durante todo o dia de ontem. Confira fotos abaixo de alguns momentos da manifestação.








































PREFEITA NÃO FEZ E NEM DEIXA NINGUÉM FAZER. VERGONHA!!!!!

Justiça ameaça prender máquinas que asfaltam Timon

A justiça eleitoral de Timon determinou hoje(17/09) pela manhã a suspensão das obras de melhoramentos e asfaltamento de ruas do perímetro urbano da cidade. A determinação judicial atende pedido feito pela coligação “Prá Fazer Muito Mais”, encabeçada pela candidata do PMDB Socorro Waquim. No pedido de suspensão a coligação alega que as obras são eleitoreiras.
O cumprimento foi executado por oficiais de justiça que ameaçaram até prender os caminhões e máquinas que estavam trabalhando nas obras caso insistissem na execução dos trabalhos.
O governo do estado Maranhão estava trabalhando no melhoramento de várias ruas no bairro Bela Vista, nas proximidades da Rua 100. Mesmo assim, várias ruas ainda chegaram a ser raspadas por tratores naquele bairro.
O cumprimento da determinação judicial chamou a atenção de vários populares. Na Rua 17, no bairro Parque Piauí II, que estava sendo asfaltada, três caminhões trucados estavam carregados de asfalto quando tiveram que parar com o serviço. A empresa responsável pelo asfaltamento ainda teria entrado na justiça solicitando que os mesmos fossem descarregados na obra, mas a justiça não atendeu a solicitação, o que segundo informações extra-oficiais, teria dado um prejuízo para o governo do estado de cerca de 40 mil reais. Confira fotos abaixo no momento em que os oficiais de justiça chegaram ao local.



































































PREFEITA MENTE MAIS UMA VEZ

TIMON: crise na arrecadação tributária

A receita orçamentária da Prefeitura de Timon aumentou 95%, saindo de 59 milhões em 2004 para 116 milhões em 2007. Surpreendente foi o desempenho da cota do Fundo de Participação Municipal (FPM) que saiu de apenas 12 milhões em 2004 para 44 milhões em 2007 representando uma variação de 253% em média. .


Se o PIB cresceu ultrapassando meio bilhão de reais em 2006 e 2007 esse vigor econômico deveria ter reflexo na arrecadação do município.


Porém, isso não ocorreu!


O crescimento das receitas tributárias da prefeitura teve um crescimento muito tímido. Saiu de 1,6 milhões em 2004 para 1,8 milhões em 2006 fechando o ano de 2007 em 2,7 milhões de reais. Contudo esse valor é inferior ao registrado em 2001 que foi de 3,5 milhões de reais.


A conclusão de se tem a priori é que a economia de Timon está mergulhada num ciclo de atraso, pois sete anos se passaram e a situação pouco mudou.


Evolução das Receitas e do Fundo de Participação Municipal de Timon (FPM) 2001-2007

CONTA

2001

2004

2006

2007

Rec Orçamentária

32.103.657,55

59.980.747,61

106.066.883,55

116.900.209,52

Receita Corrente Líquida

31.234.198,37

53.947.301,80

91.597.637,17

109.559.978,18

Cota FPM

7.779.150,80

12.636.933,26

39.030.486,54

44.565.911,70

Rec Tributária

3.508.607,51

1.621.754,08

1.873.443,21

2.744.175,04

Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional. O autor.


A candidata do PMDB e atual prefeita de Timon afirma que mais de oitocentas empresas chegaram à cidade depois que ela assumiu a Prefeitura. Se isso é verdade porque então os tributos não aumentaram?


Ou isso não é verdade!


Se for verdade que centenas de empresas chegaram à cidade e a arrecadação não aumentou como esperado podemos apontar duas proposições. Primeira, as empresas são beneficiadas com isenção fiscal e por isso não pagam impostos. Segundo, estas empresas estão na informalidade. Qualquer uma das alternativas revela a face de um governo municipal que fragiliza a economia da cidade e confirma a péssima imagem de Timon no cenário econômico regional.


Para um entendimento melhor observe o gráfico acima.


SEBASTIÃO CARLOS - é economista e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

TIMON: uma cidade que não têm cara de cidade

Quem nunca veio a Timon e observa essa cidade a partir de Teresina, não se sente encorajado a conhecer esse município maranhense que fica ao lado da capital piauiense.


Dentre as cidades maranhenses e piauienses que ficam localizadas as margens do rio Parnaíba que eu já tive a oportunidade de conhecer, a que me causou pior impressão ao chegar foi indiscutivelmente a cidade Timon. Primeiro não tem um cais, e a beira desse rio do lado maranhense é completamente degrada.


Ai a turma do contra cheque, toda vez que falo das mazelas de Timon, parte para ignorância, rejeitando uma discussão de alto nível sobre o que denuncio, mas querendo me atingir, como se eu estivesse sendo leviano e mentiroso. Só a pessoa comprometida com uma administração desastrosa, tem a ousadia de tentar querer desvirtuar uma realidade, que uma pessoa sensata e que não deve nenhum tipo de favor aos “donos do poder” pode perceber a olhos nus.


Quando eu critico a administração atual, não é pelo simples fato de querer atingir pessoas, porque afinal de contas eu não sou um sádico, uma pessoa anormal que critica só para satisfazer seu ego doentio. A minha questão não é pessoal, repito pela enésima vez, mas política e administrativa.


O político inteligente e bem intencionado, tira proveito das denuncias sérias e tentar corrigir os rumos da sua administração. Agora, os políticos burros, vaidosos e ególatras não têm e nunca terão humildade para receberem criticas, mesmo as construtivas.


O pensador católico Santo Agostinho, no século IV da era cristã já dizia: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam porque me corrompem”.

Em Tempo:

Essa fotos que aparecem nesta matéria, são do "Cais do Porto" de Timon. O municipio de São Francisco do Maranhão, com uma população 10 vezes menor do que a do municipio de Timon, é tem uma rampa melhor do que a rampa do municipio piauiense de Amarante. O bairo Dirceu Arcoverde em Teresina, tem mais aspecto de cidade do que Timon.

FONTE: PORTAL AZ