sábado, 28 de junho de 2008

Prefeita de Timon acusada de usar verba pública para mentir

Ela teria feito uma campanha de outdoor com informações falsas



O Ministério Público Estadual do Maranhão, através da Quarta Promotoria de Justiça de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica, Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público, comandada pela promotora Selma Regina Souza Martins, ingressou com uma ação civil pública contra a prefeita de Timon, Socorro Waquim, e a secretária de educação do município, Suely Almeida Mendes, acusadas de usarem recursos públicos para fazerem, propaganda enganosa através de outdoors.
Quem reclamou contra a prefeita Socorro Waquim e a secretária de educação do município foi James Mayner Silva, diretor da Unidade Regional de Educação de Timon.

Socorro Waquim teria usado nos outdoors números estaduais da educação básica, pesquisado através do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Ao pedir providências, James Mayner explicou que os números do Estado são diferentes do município. “É propaganda enganosa”.

Mentira em outdoor de Timon

Uma mentira propalada em outdoors colocados pela Secretaria Municipal de Educação de Timon, um ano atrás, dando conta de que o município tinha o terceiro melhor ensino do Maranhão, poderá custar caro ao governo municipal. A promotora Selma Regina já tomou as providências depois de denúncia feita sobre o caso. Mais informações no blog do jornalista Severino Neto.

Atitude da prefeita Socorro Waquim ainda polemiza

Continua repercutindo a detenção de um encarregado do estado do Maranhão que estava desmontando uma ponte de madeira na MA 040, que liga Timon a Matões. A detenção foi feita pela guarda municipal que teria cumprido uma solicitação da prefeita Socorro Waquim. O fato ocoreu no último sábado e no final daquele dia a movimentação foi intensa de aliados da prefeita Socorro Waquim e do ex-prefeito Chico Leitoa na frente da Central de Flagrantes, para onde o caso foi levado.

Atual diretor do Departamento Estadual de Infra-estrutura e Transporte do Estado-DEINT, órgão responsável pela fiscalização da obra, o engenheiro Chico Leitoa ( foto à esquerda), participou hoje pela manhã do programa Bom Dia Maranhão, na Planalto FM 102.3. Ele disse que ficou surpreso com a atitude da prefeita Socorro Waquim e que isso demonstra claramente que o governo municipal está tentando atrapalhar investimentos do estado no município. Citou como exemplo os 25 quilômetros de asfalto que estão liberados para a zona urbana da cidade, mas que até agora a Secretaria Municipal de Infra-estrutura não informou os locais que poderão ser aplicados.

A prefeita Socorro Waquim alega que não foi informada pelo estado sobre a obra que estava sendo feita. O engenheiro Chico Leitoa diz que ela não tem nada haver com a obra, pois é uma rodovia estadual, de responsabilidade do governo do Maranhão e lembrou que quando prefeito da cidade o governo do estado aplicava asfalto na cidade e nem o comunicava, nem por isso naquela época tentou impedir qualquer obra.

O papel da Guarda Municipal

A detenção do encarregado de desmontar a ponte de madeira na MA 040, reacendeu a discussão sobre o papel da guarda municipal. A oposição teme o uso político da instituição nas eleições deste ano. Para tanto, já tem uma estratégia: reagir juridicamente a toda situação que considerar arbitrária. Foi o que muitos entendem que ocorreu no último sábado. Por isso, advogados do estado entrarão com uma representação contra a prefeita Socorro Waquim e o Comando da Guarda Municipal. Esta última teria também estrapolado suas funções já que foi criada para guardar o patrimônio público municipal.

Prefeitura de Timon revolta esportistas

Depois de criar problemas para implantar barracas padronizadas na feirinha do bairro Parque Alvorada por não discutir o assunto com a população, o setor de obras do governo municipal cometeu mais uma barbeiragem no último sábado(21/06). Com um projeto de construção de uma praça nas proximidades do Campo do Mano, um tratorista cumprindo ordens dos construtores, começou a derrubar o muro do campo quando foi criada a maior confusão. Jovens desportistas que utilizam o campo interviram para evitar a derrubada do muro. A situação ficou tensa e até a polícia militar foi chamada para o local. Confira fotos abaixo.









































O projeto é para diminuição do campo em suas dimensões para construção de uma praça. Os moradores reclamam que não foram consultados para saber se aceitariam tal proposta por isso a reação de impedimento por parte dos desportistas que não querem a diminuição do campo.

Beneficiado por emenda do suplente de deputado federal Luciano Leitoa, o campo do mano foi melhorado com a implantação de gramado, alanbrado e arquibancada. É uma praça esportiva que beneficia centenas de jovens da Vila Angélica e de bairros circunvizinhos. A atitude do governo é uma barbeiragem gritante e só dá fôlego para a oposição jogar os esportistas contra a administração municipal que pouco fez para impedir que dois campos de futebol desaparecesse da cidade: o antigo campo do Arranca Tôco no bairro São Francisco e o da rua noventa.Ambos, onde se jogava futebol, foram feitas construções.
Blog Elias Lacerda

PT decide não apoiar Socorro Waquim em Timon

A executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores decidiu em reunião que terminou agora há pouco, não marchar com a prefeita Socorro Waquim nas eleiçoes deste ano. A decisão foi tomada por unanimidade pelos sete membros presentes. O presidente Wellington Oliveira relatou que a medida foi tomda em virtude de não terem avançadas as conversas ocorridas com o deputado federal Sétimo Waquim.
Era interesse do PT de Timon emplacar o vice na chapa da prefeita de Timon, mas a proposta não teria sido aceita.
Segundo o presidente do partido, os cargos do partido serão colocados à disposição da prefeita Socorro Waquim na próxima segunda-feira.
A direção do PT já comunicou ao deputado Sétimo Waquim da decisão do partido.

Fugindo dos "leões" em Timon

Somente os partidos dos dois principais nomes que disputarão as eleições deste ano em Timon não estão enfrentando a dificuldades para fazer coligações proporcionais. Tanto o PSB de Luciano Leitoa já noivado com o PTB e o PMDB da prefeita Socorro Waquim, que segundo informações estaria coligado com o PSL e PRTB, navegam em mares tranqüilos. O resto continua no inferno.
Ontem (26/06) e hoje, o deputado federal Sétimo Waquim não fez reuniões para discussões de colkigações. A alegação seria de que muitos partidos políticos ainda estão indefinidos sobre com quem ficar: se Luciano Leitoa ou Socorro Waquim.
Puro eufemismo, disse uma fonte do governo. Na verdade, o deputado estaria cansado de buscar alternativas para acomodar os chamados “leões da Câmara”, como são denominados os vereadores de mandato.Sétimo estaria ganhando tempo para respirar, pois a resistência estaria forte.A idéia inicial era emplacar os oito vereadores da base em quatro coligações distribuindo dois deles em cada uma formada.Mas está difícil, pois muitos partidos da base não estão aceitando.
Por conta disso a estratégia agora seria deixar o tempo correr. Chegar em cima da hora com as coligações já definidas e usar como argumento para o convencimento a falta de tempo para discussão das coligações.
Pode ser que no fim do prazo para as coligações consiga o deputado emplacar alguns dos chamados “leões da Câmara”, mas, diz um membro do governo, não terá como acomodar todos.





PDT também com problemas

PDT também estaria enfrentando problemas para encontrar uma coligação. Os vereadores Jaconias Morais e Porfiro Gomes ainda aguardam um bote salva-vidas a ser jogado pelo engenheiro Chico Leitoa, diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens.

Noivas muito caras


Um interlocutor do governo municipal diz que a prefeita Socorro Waquim, em meio as pressões dos vereadores de mandato que ainda aguardam uma coligação proporcional, teria solto a seguinte frase: “ essas noivas da Câmara estão saindo caras”.

Membro democrata desmente informação

Recebi em hoje em minha casa, a visita de dois membros do DEM de Timon. Trata-se de Carlos Alberto Costa Sousa e Valderi Ulisses Duarte. Munidos de documentos que comprovam integrarem a direção do partido, eles vieram falar sobre nota publicada neste blog ontem (26/06) dando conta do desaparecimento de documentos do partido. Carlos Alberto Costa Sousa diz que a fonte do jornalista tentou atingi-lo com uma falsa informação. Diz que é verdade está com os documentos do partido, mas autorizado pela direção, como mostra a cópia de uma portaria datada do dia 19 de novembro do ano passado, assinada pelo presidente Regino Rodrigues Lima e o Secretário Geral professor Gonzaga Nunes.

Mesmo estando de posse dos documentos do partido, Carlos Alberto, o popular Sousa, diz que o DEM e suas candidaturas não sofrerão qualquer ameaça de ficarem de fora do processo deste ano. E mais:tanto Sousa quanto Valderi Ulisses Duarte afirmaram que trabalham em sintonia com o ex-prefeito Sebastião de Deus. Segundo eles, a convenção democrata também está mantida para o próximo domingo.

Radialista quer candidatura

O radialista Jorge Simplício,conhecido pelo seu personagem "Galo", está decidido: quer disputar uma vaga para a Câmara Municipal deste ano. Para isso anda exigindo do Irmão William, presidente do PSC, que faça uma reserva para a sua candidatura.A convenção do PSC será no próximo domingo.