quinta-feira, 24 de abril de 2008

Uma cidade com cara de bairro extremamente pobre

Costuma-se dizer que a primeira impressão é a que fica. Se for verdade essa afirmativa, quem visita o município de Timon, fica para sempre com uma impressão negativa de um município que é o terceiro município maranhense em arrecadação e o quarto em população.

Esse município, por ser o portal do Estado do Maranhão e da pré-amazônia, deveria receber um melhor tratamento; uma atenção especial do seu gestor publico que só sabe falar do PAC - como se o Programa de Aceleração do Crescimento tivesse sido criado pela prefeitura de Timon. Quem não conhece esse programa, é capaz até de imaginar que o PAC surgiu das “mentes iluminadas”, dos doutores, dos pós doutores e outras sumidades, tantas, desse município.

É bom fazer um esclarecimento, para os menos avisados, sobre esse importante programa criado pelo governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva, com vistas a promover o desenvolvimento e o crescimento do Brasil de forma integral. Esse programa não foi criado só para o município de Timon, como o governo da prefeita de Timon tenta vender para os seus munícipes, numa clara intenção de se apropriar de um programa que é federal; como do governo federal - são os programas Bolsa Família, PROUNI e alguns outros programas.

Só agora passado tanto tempo, foi que eu descobri o porquê de muitos timonenses; muitos deles com seus pais residindo em Timon ao ascender social e economicamente; deixarem o seu município de origem e passarem a residir em Teresina. Acontece que muitas dessas pessoas sentem vergonha de se apresentarem em Teresina como residentes em Timon -, por que Timon nos últimos quatro anos foi completamente abandonado.

Até uma Usina de Reciclagem e Compostagem de lixo, que poderia contribuir para elevar a auto-estima dos timonenses foi abandonada pelo atual governo que sem capacidade para implantar um projeto com essa envergadura; abandonou um projeto de tamanha importância e relevância -, como se quisesse apagar da lembrança do povo dessa terra o nome daquele que teve a brilhante idéia de lutar e conquistar para trazer para o seu município uma obra de tamanha magnitude.


Em tempo:

Se você duvida dessa matéria, e reside fora desse município, faça uma visita a Timon e verá que tudo que foi dito aqui é a mais completa verdade, lamentavelmente. Eu não do tipo que torce pelo quanto pior melhor. Seria leviandade da minha parte, inventar e criar histórias mirabolantes – só para denegrir a imagem do administrador público. TIMON ACABADO!

Uma administração incompetente e desastrosa

Só aqueles que se locupletam no governo da professora Socorro Waquim, têm a sandice e a “cara de pau”, para sair por ai - exaltando uma administração sem nenhuma originalidade e que peca por omissão. Pois até os aliados da própria prefeita, como os vereadores Joaquim das Neves e Zé Filho – vivem a fazer denuncias contra secretários e ex-secretários do governo da professora.


Qual a pessoa séria e responsável que tem a coragem de fazer elogios a uma administração que nesses quase quatro anos de governo, ainda não realizou nenhuma obra que seja reconhecida como uma obra importante e necessária para promover o desenvolvimento desse município? Não conheço nenhuma pessoa que tenha a coragem de apontar uma obra de porte, realizada pela professora Socorro Waquim. Não se pode mostrar aquilo que não existe.


Usar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é querer se apropriar de obras que são do governo federal. Insisto: o PAC não é uma exclusividade do governo do município de Timon, como os “doutores, os professores” e os bajuladores de plantão, que integram esse governo, tentam passar para a população timonense.


Eu gostaria que as pessoas que acessam o meu blog e fazem criticas raivosas por verem os seus interesses sendo contrariados, que nos seus comentários tenham a coragem de apontar as obras realizadas por esse governo; obras de grande interesse social. Eu duvido que a turma da prefeita tenha alguma obra para mostrar.


O que existe hoje em Timon – é muito buraco, novos ricos e os oportunistas vindo de Teresina ganhar muito bem em Timon, sem nunca terem feito um concurso publico para trabalhar nesse município.


Em tempo:


Justiça seja feita: as grandes obras realizadas no município de Timon foram executadas nos governos de Sebastião de Deus (estradas e eletrificação rural) e Chico leitoa (usina de reciclagem e compostagem de lixo, Pronto Socorro Municipal, Centro de Zoonose, Central de Abastecimento, hortas comunitárias e etc.,). Isso só para não me estender muito. A propósito: o vice-prefeito João da Gráfica, ao ser entrevistado no programa Bom Dia Maranhão, levado ao ar pela Rádio Planalto FM, 102,3 – comparou o ex-prefeito Chico Leitoa ao ex-governador do Estado Piauí, Alberto Silva. Que como todo mundo sabe, foi o maior realizador de obras nesse Estado. È preciso dizer mais?


Em tempo II


Essa foto que ilustra esta matéria, é de uma "casa" localizada no beco do Guachinim, que localizado entre a Ponte da Amizade e a sede da Prefeitura Municipal de Timon. Ponto de referência: Academia do Igreja, hoje Espaço Guarnicê. Essas informações são para que desejar conhecer a verdadeira realidade de Timon.

RAPIDINHAS

Adesão ao grupo de Chico Leitoa

A candidatura do suplente de deputado Luciano Leitoa deve ganhar o reforço e a adesão de uma ex-aliada da prefeita Socorro Waquim. É a professora Ana Maria Braga. Agora aliada da oposição, ela deve ser candidata a vereadora nas eleições deste ano.

Nova edição do jornal "O Timonense"


No próximo sábado(26/04) chegará às bancas, a 4ª edição do jornal "O Timonense". O quinzenal trará matérias inéditas sobre o dia-dia da cidade nas mais diversas áreas. O impresso conhece como nenhum outro, os problemas do cotidiano timonense e tem se esgotado nas bancas.

Prefeita não conta com PC do B


A prefeita de Timon Socorro Waquim não tem mais nenhuma esperança de contar com o apoio do PC do B nas eleições deste. Para ela o apoio do partido do atual vice-prefeito, João da Gráfica já está fora de cogitação.a declaração foi dada recentemente numa rádio local. Enquanto isso, João da Gráfica intensifica o discurso de oposição e o rompimento, ao que parece, é definitivo e não tem volta.

Funcionária da prefeitura de Timon não conhece vice-prefeito

Que a prefeitura de Timon está cheia de funcionários que moram em Teresina e a maioria não tem vínculo algum com a cidade é fato e tem sido amplamente criticado nos meios de comunicação local.

Um fato ocorrido na semana passada ilustre bem essa situação na administração municipal. O vice-prefeito João da Gráfica(foto) procurou a prefeitura para obter uma declaração de rendimentos seus para declarar imposto de renda. Chegando ao setor indicado para obter o documento, ele se deparou com uma pequena fila. Três pessoas estavam na frente.O empresário aguardou pacientemente. Ao chegar a sua vez, a moça que o atendeu perguntou:
_ E o senhor, o que deseja?
João da Gráfica respondeu que estava ali em busca de uma declaração de rendimentos.
A moça _O senhor trabalha onde?
O empresário respondeu que era lotado no gabinete. Vendo que a moça não o reconheceria, João da Gráfica em seguida se identificou dizendo que era o vice-prefeito.
Com um semblante de espanto, a moça pediu desculpas.
O vice-prefeito João da Gráfica diz que se trata de mais um funcionário que não reside em Timon e não tem nenhum vínculo com a cidade.


Concurso deve ser anulado


Todas as fontes do redator levam somente a um caminho: a anulação do concurso público da prefeitura municipal de Timon nível superior. Com a fraude descoberta pela polícia federal, a situação ficou insustentável. Até o Ministério Público de Timon já estaria no caso.

O objetivo das investigações agora é saber se a prefeita chamou algum aprovado pra tomar posse.

Caso seja anulado, os candidatos que se inscreveram querem saber se farão outro concurso concorrendo somente com os que foram inscritos. Também quando seriam as provas e quem fará o novo concurso. A Funadepi de novo?

"Tábuas de pirulito"

Creio que neste ano, todos os blogueiros da cidade já escreveram algo sobre a buraqueira reinante nas ruas e avenidas de Timon. Eu seria a exceção.

Este ano já falei e fiz fotografias do matagal e do lamaçal que atormentam moradores de ruas periféricas do bairro são Francisco.

Mas da buraqueira, nada. Nem uma linha escrevi.

Não que eu ignorasse tantos e tamanhos buracos nas avenidas Teresina, Jaime Rios, Francisco Carlos Jansen, etc. etc. etc....

Mas como todo mundo estava vendo, falando no rádio e escrevendo nos blogs, eu me dava por satisfeito.

Boa parte da "buracaiada" da Av. Carlos Jansen até foi tapada depois que um colega blogueiro reclamou e publicou fotografias na net. Coincidência ou não, mas foi depois.

Então, de maneira alguma eu pretendia falar deste assunto, já que era lugar comum e não gosto de assunto muito "batido".

Mas esses buracos me enchem o saco. Ops.. desculpem a expressão.

Esses buracos infernizam a vida dos motorista. Esses buracos colocam em risco a vida de pedestres e ciclistas. Esses buracos arrebentam os carros, empenam as calhas das motocicletas e das bicicletas, esses buracos...Uhrrrrr.... Ah, esses buracos!

Nem vou mais falar... Digo, escrever.

Então, para extravasar minha angústia com a buracama da cidade, vou fazer uma mostra dos muitos buracos da Av. Piauí.....

Tome buraco!

Tome outro!

Mais outro!


Tome dois de uma só vez.


Tome esse vigiado por radar.


"Mininu!" Timon tá fedendo de chique. Tem até buraco controlado por radar...
Pense num negocio "estrobosférico"?!...


extraído do blog o timonense