quinta-feira, 24 de abril de 2008

Uma cidade com cara de bairro extremamente pobre

Costuma-se dizer que a primeira impressão é a que fica. Se for verdade essa afirmativa, quem visita o município de Timon, fica para sempre com uma impressão negativa de um município que é o terceiro município maranhense em arrecadação e o quarto em população.

Esse município, por ser o portal do Estado do Maranhão e da pré-amazônia, deveria receber um melhor tratamento; uma atenção especial do seu gestor publico que só sabe falar do PAC - como se o Programa de Aceleração do Crescimento tivesse sido criado pela prefeitura de Timon. Quem não conhece esse programa, é capaz até de imaginar que o PAC surgiu das “mentes iluminadas”, dos doutores, dos pós doutores e outras sumidades, tantas, desse município.

É bom fazer um esclarecimento, para os menos avisados, sobre esse importante programa criado pelo governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva, com vistas a promover o desenvolvimento e o crescimento do Brasil de forma integral. Esse programa não foi criado só para o município de Timon, como o governo da prefeita de Timon tenta vender para os seus munícipes, numa clara intenção de se apropriar de um programa que é federal; como do governo federal - são os programas Bolsa Família, PROUNI e alguns outros programas.

Só agora passado tanto tempo, foi que eu descobri o porquê de muitos timonenses; muitos deles com seus pais residindo em Timon ao ascender social e economicamente; deixarem o seu município de origem e passarem a residir em Teresina. Acontece que muitas dessas pessoas sentem vergonha de se apresentarem em Teresina como residentes em Timon -, por que Timon nos últimos quatro anos foi completamente abandonado.

Até uma Usina de Reciclagem e Compostagem de lixo, que poderia contribuir para elevar a auto-estima dos timonenses foi abandonada pelo atual governo que sem capacidade para implantar um projeto com essa envergadura; abandonou um projeto de tamanha importância e relevância -, como se quisesse apagar da lembrança do povo dessa terra o nome daquele que teve a brilhante idéia de lutar e conquistar para trazer para o seu município uma obra de tamanha magnitude.


Em tempo:

Se você duvida dessa matéria, e reside fora desse município, faça uma visita a Timon e verá que tudo que foi dito aqui é a mais completa verdade, lamentavelmente. Eu não do tipo que torce pelo quanto pior melhor. Seria leviandade da minha parte, inventar e criar histórias mirabolantes – só para denegrir a imagem do administrador público. TIMON ACABADO!

Nenhum comentário: