quinta-feira, 5 de junho de 2008

PAC, PROBLEMAS NA CIDADE TODA


Timonenses reclamam de atraso em obras do PAC




TIMON - Em Timon, a demora na conclusão de obras de recuperação de ruas e construção de galerias estão atrapalhando a vida dos moradores.

A população reconhece a importância da construção de galerias financiadas pelo PAC, mas reclama da qualidade do serviço e da demora na entrega das obras.




MINISTÉRIO PUBLICO


MP envia recomendação à prefeitura de Timon
enviar imprimir

TIMON - O Ministério Público do Maranhão, por meio da 4° Promotoria de Justiça de Timon de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária e Econômica e de Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público, enviou recomendação à prefeita do município, Maria do Socorro Pereira Waquim, para que seja efetuada a devolução de valor descontado irregularmente no contracheque dos servidores municipais.

A recomendação refere-se a uma "contribuição solidária" de R$ 5 realizada nos vencimentos dos servidores municipais para a quitação de uma dívida judicial das Paróquias de Timon e Caxias, no valor de R$ 132 mil. O desconto foi comunicado aos servidores por meio de ofício circular, somente depois de realizado, justificando que a paróquia não teria recursos para saldar a dívida, a burocracia para a doação de recursos públicos e "que somos todos irmãos em Cristo".

A dívida refere-se a despesas com o conserto de um caminhão e indenização da carga transportada pelo padre José Carlos, da Paróquia São José, que faleceu em acidente automobilístico quando retornava de Caxias.

Segundo a promotora de justiça Selma Regina Souza Martins, o secretário de administração de Timon, Magno Pires, afirmou que o valor já foi devolvido aos servidores, mas não apresentou qualquer documento de comprovação. O secretário teria afirmado, ainda, que o valor descontado seria equivalente à cartela de um bingo a ser realizado pela igreja do município.

A promotora afirmou que o inquérito civil instalado encontra-se em fase de apuração. Ela aguarda a confirmação da devolução do valor aos servidores e pretende, ainda, ouvir o padre envolvido na questão. Posteriormente, deverá ser instalada uma Ação Civil Pública contra a atual prefeita do município por improbidade administrativa.


Ex-prefeito vira celebridade em Timon

O empresário João da Gráfica virou celebridade depois de sua posse ontem na cadeira de prefeito. Muita gente que não sabia quem era o vice-prefeito de Timon, agora o quer conhecer. Hoje ele passou o dia dando entrevistas para emissoras de televisão, rádios e jornais.


A repercussão da posse


Ainda repercute nos principais meios de comunicação local e até regional a posse do vice-prefeito de Timon, João da Gráfica ,ocorrida ontem. O mandato relâmpago de prefeito conseguido por liminar e derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Raimundo Freire Cutrim, tem dado o que falar. Há versões de todos os tipos. Alguns acham que ficou feio para João da Gráfica. Outros entenderam que o grupo da prefeita Socorro Waquim tomou um susto quando viu a possibilidade de a oposição abrir a “caixa-preta do governo” . E a oposição não cansa de falar no roubo de documentos e HDs de computadores.
Há até aqueles que afirmam ter pego mal para toda a classe política da cidade.
Entretanto, todos de bom senso e com um mínimo de conhecimento jurídico, entendem que o juiz Simeão Pereira e Silva tomou a decisão acertada, baseada na nossa lei máxima que é a Constituição Federal.
Hoje à noite o vereador Jaconias Morais do PDT usou a tribuna da Câmara para lamentar a decisão do desembargador que derrubou a liminar do juiz de Timon. “Prá que serve então a figura do vice?”, questionou. Além disso, o parlamentar criticou o furto de documentos e HDs feitos, possivelmente, por funcionários da prefeitura.


Vereadores do PMDB de Timon criticam governo


O vereador Joaquim das Neves do PMDB voltou a criticar hoje na Câmara, a falta de limpeza da cidade e o mato que avança em ruas dos bairros São Benedito e Parque Piauí II.
A crítica recebeu a solidariedade do outro parlamentar do PMDB, José Filho. Este último foi mais além. Afirmou que embora o ex-secretário João Borges tenha deixado o SELMA- Serviço de Limpeza da cidade, continua mandando naquele órgão.

Vice processará prefeita de Timon

Que o mandato THE FLASH de João da Gráfica vai ficar para a história, isso vai, porém essa de que durante a estadia dele como prefeito teriam desaparecido 850 mil reais foi demais..A declaração teria sido feita pela prefeita Socorro Waquim, segundo matéria neste Portal. Qualquer pessoa de bom sendo sabe que seria impossível ter ocorrido isso, pois foram somente 16 minutos à frente do executivo e mesmo assim esteve o tempo todo acompanhado de policiais e assessores da prefeita. Naquele momento, na prefeitura tinha apenas uma sala estava aberta, que era a de reunião. Até as chaves desapareceram segundo o vereador do PDT, Jaconias Morais,que acompanhou João da Gráfica.
Para o vice-prefeito quem pode ter roubado o dinheiro, se é que houve roubo, foram os assessores da prefeita que na noite anterior a posse, extraviaram vários documentos como foi registrado em imagens feitas e amplamente divulgadas nos meios de comunicação. João da Gráfica diz que vai processar a prefeita Socorro Waquim pelas declarações.





Danos morais

Também poderá sobrar para o oficial de justiça que entregou a decisão do desembargador Raimundo Freire Cutrim, um processo movido pelo vice-prefeito e agora também ex-prefeito, João da Gráfica. Segundo assessoria jurídica dele , a decisão do desembargador era tão somente anulando a liminar do juiz da 4ª Vara de Timon, Simeão Pereira e Silva, que deu posse a João da Gráfica. No comunicado verbal do oficial de justiça, estranhamente, foi pedido o esvaziamento do prédio. Neste caso, segundo a assessoria jurídica, cabe uma ação por danos morais, já que o prédio é público e João da Gráfica mesmo não sendo prefeito, continua sendo vice.

PPS com a oposição

A direção do Partido Popular socialista-PPS, decidiu: a sigla em Timon não apoiará a candidatura a reeleição da prefeita Socorro Waquim nas eleições deste ano. A informação foi passada ao colunista pela professora Divina, integrante do partido que sempre defendeu a coligação com Luciano Leitoa.

Segundo a professora, membros da executiva municipal do PPS de Timon estão tentando uma articulação para o partido lançar uma candidatura própria a prefeito, mas a executiva estadual já desconfia que seja para fugir do apoio a Luciano Leitoa, já que a proposta não tem viabilidade.