sábado, 17 de maio de 2008

Promotora pede anulação de concurso de Timon

No começo tudo era bonito, transparente e a todo momento a televisão anunciava oportunidades de emprego para vários cargos em Timon. Era o concurso público da prefeitura nível superior. Mais de 9 mil candidatos se inscreveram. Porém o que era um sonho, virou pesadelo. Candidatos aprovados que renunciaram a seus cargos em outras cidades e vieram morar em Timon, como ocorreu com alguns, agora não sabem o que fazer. Outros que foram aprovados por méritos também estão revoltados. Tudo porque o concurso público da prefeitura de Timon nível superior está na iminência de ser anulado.

Fraude no concurso de Timon


Já está na mesa do juiz da 4ª Vara, Simeão Pereira e Silva, o pedido de anulação do concurso realizado pela Funadepi- Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Piauí.O concurso foi fraudado, segundo a polícia federal, pelo funcionário do CEFET-Centro Federal de Educação Tecnológica, Sérgio Ramos de Sousa, onde foram aprovadas a mãe dele, a tia e a namorada, além do filho do superintendente e da filha do diretor administrativo da Funadepi.

Prefeita tira foto ao lado de possível fraudador

A promotora Selma Regina diz ainda que o principal intelectual da fraude, o funcionário do CEFET, Sérgio Ramos de Sousa, em depoimento na polícia federal revelou que entregou todos os gabaritos também para seu primo, Raimundo Pessoa de Carvalho Júnior ( foto à esquerda ao lado da prefeita), aprovado em 1º lugar para auditor controlador e a esposa dele Gislene de Sousa Carvalho garantiu aprovação com a quinta vaga para fiscal de tributos. A promotora conta em um dos momentos do pedido de anulação do concurso o seguinte trecho abaixo:
“O pior de tudo é que o primo de Sérgio de Barros de Sousa, o Sr. Raimundo Pessoa de Carvalho Júnior, aparece no site da Prefeitura Municipal de Timon ao lado da prefeita, a Srª. Socorro Waquim, quando da cerimônia de homologação do certame dizendo: “ Eu estava confiante desde a hora que terminei a prova, estudei muito e agora estou muito emocionado com este resultado, a expectativa para começar ficar maior a partir de agora”, finalizou.






Governo tentou dificultar obtenção de documentos

A promotora relata que o governo municipal, no início das investigações da fraude, tentou dificultar o trabalho do Ministério Público. A prefeita Socorro Waquim chegou a não entregar documentos solicitados e que foi preciso consegui-los através de medida cautelar.

Alguns concursados já assumiram


Perguntado pelo Ministério Público se algum candidato já teria assumido, o secretário de Administração Magno Pires enviou relação de 113 candidatos que já teriam assumidos seus cargos. A relação deles foi enviada, mas sem nenhum termo de posse.

Fundação João do Vale na mira

Pouca gente sabe, mas o funcionário do CEFET, Sérgio Barros de Sousa, que fraudou o concurso de Timon nível superior, foi aprovado no concurso nível médio organizado pela Fundação João do Vale. Ele passou para o cargo de operador de microcomputador da Secretaria Municipal de Saúde. A promotora Selma Regina quer saber por que um jovem com nível superior, funcionário público federal, estava fazendo um concurso nível médio. Teria ele fraudado também o concurso da Fundação João do Vale? Ou teria feito inscrição para ajudar alguém? As investigações estão em pleno curso.

Nenhum comentário: