Segundo jornal O Timonense, a prefeita seria a recordista de nepotismo no Brasil
O jornal O Timonense, de Timon, editado por Edmundo Moreira, publicou matéria em que mostra a prefeita Socorro Waquim, daquela cidade, como recordistas do nepotismo no Brasil. Na matéria, O Timonense revela que Waquim descumpre a lei. Eis a íntegra da reportagem:
“Até quinta-feira (04) à noite, a prefeita Socorro Waquim continuava descumprindo a súmula vinculante de número 13, do Supremo Tribunal Federal, que determina a inconstitucionalidade da contratação de parentes para a administração pública direta. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos municípios em que os prefeitos respeitam as leis brasileiras, Socorro Waquim ainda não demitiu sequer um dos mais de 50 parentes que ela empregou na Prefeitura de Timon e que consomem dos cofres públicos municipais mais de R$ 97 mil, todos os meses.
Indiferente à decisão do STF, a prefeita de Timon permanece empregando seus parentes e gastando o dinheiro da prefeitura que poderia ser bem empregado para uma verdadeira ampliação da rede de água da cidade, solucionando um dos problemas que mais afligem a população timonense no momento.
Primeira denúncia – O radialista e candidato a vereador pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro), Márcio Beckman, que foi o primeiro a denunciar o nepotismo em Timon, foi ao Ministério Público, na última quarta-feira, para solicitar da promotora da Probidade Administrativa, Selma Regina Sousa Martins, que faça os poderes legislativo e executivo do município cumprirem a súmula vinculante.
O radialista foi autor de uma ação contra a prefeita Socorro Waquim em 2006, onde ele a acusou de empregar vários parentes. A justiça de Timon deu ganho de causa a ele, mas a prefeita recorreu da decisão para o Tribunal de Justiça. Agora, amparado pela súmula vinculante, o radialista acredita que o nepotismo está com os dias contados.
A solicitação do radialista à promotora de Timon foi imediatamente aceita. Ela enviou ofício à direção da Câmara Municipal pedindo providências na demissão de parentes dos vereadores. Vários parentes de vereadores serão atingidos. Um deles é uma irmã do presidente da casa, o vereador Edivar de Jesus Ribeiro. Ele não teria criado dificuldades e pediu providências à direção para afastar todos os parentes dos parlamentares. A promotora deu 15 dias para o cumprimento de seu pedido.
Mas, segundo o radialista Márcio Beckman, as demissões em grande número devem ocorrer mesmo é no poder executivo. Segundo ele, são vários parentes da prefeita Socorro Waquim e de seus secretários que estão ocupando cargos na administração municipal. Só no gabinete da prefeita são vários parentes dela que estão lotados, inclusive os filhos.
Ainda não se sabe se a promotoria da Probidade Administrativa mandou ofício à prefeitura de Timon para as providências em demitir parentes no executivo, porém se não o fez deve enviar nas próximas horas.
Parentes do vice-prefeito – Os parentes do vice-prefeito João da Gráfica também serão atingidos. Dentre eles, um irmão dele. É o servidor da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Antonio Cícero da Silva. Por Elias Lacerda.
A relação dos parentes de Socorro Almeida Waquim empregados na Prefeitura
1. Ângela Almeida Waquim – Filha
2. Ulisses Almeida Waquim – Filho
3. Norma Waquim de Assunção – Cunhada
4. Clotildes Waquim Sepúlveda – Concunhada
5. Domingos Almeida Cunha
6. Rafael de Almeida Mendes
7. Detudes Pereira de Almeida
8. Raquel Sepúlveda Waquim
9. Rejane Almeida da Silva
10. Fernanda Beatriz Almeida Castro
11. José Waquim Filho – cunhado do secretário de Esportes (Zequinha Terror)
12. Lucilene da Silva Almeida
13. Maria de Jesus V. Almeida
14. Adriano Waquim de Assunção
15. Nicolau Waquim Neto – cunhado
16. José Carlos de Almeida Pereira
17. José Waquim Neto – sobrinho
18. Teresa Cristina Soares Waquim
19. Yasmin Waquim Said Carneiro
20. Bruno Leonardo Waquim
21. Lúcia de Fátima Waquim Martins
22. Edna Clarisse da Silva Almeida
23. Paul Regis Waquim
24. Laiana de Almeida Cavalcante
25. Sara de Almeida Siva
26. Jocilene Nascimento Waquim
27. Josélia de Almeida F. de Lima
28. Alexandra Waquim de Assunção
29. Nicolau Jorge Waquim
30. Daniel Anderson de Almeida
31. Lilian Waquim Gomes
32. Teresa Raquel de Almeida de Sousa
33. Sonia Maria de Sousa Almeida – irmã
34. Alexandra Waquim de Assunção
35. Tales Waquim Martins
36. Gilcilene M. de Almeida
37. Raimunda de Jesus Almeida
38. Maria de Almeida Carvalho
39. Manoel Almeida Nunes Neto
40. Fernanda Costa Almeida
41. Maria das Graças A. Almeida
42. Lilian Waquim Gomes
43. Lindalva de Almeida Nascimento
44. Andréa de Almeida da Silva
45. Maria da Conceção S. Ameida
46. Lia Juliana de Almeida Costa
47. Franklin de Almeida França
48. Suzana Nascimento Silva – mulher do Zequinha Terror
49. Maria do Amparo Waquin – irmã do Sétimo
50. Daiana Waquim Martins
51. Reginaldo Waquim
52. Gerinaldo Waquim
53. Idalete Waquim
sábado, 1 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário