quinta-feira, 4 de setembro de 2008

HOMEM DE CORAGEM

Radialista pede fim do nepotismo em Timon

O radialista e candidato a vereador pelo PCB( Partido Comunista Brasileiro) Márcio Beckman( foto à esquerda) procurou ontem(03/09) pela manhã, o Ministério Público de Timon. Ele foi solicitar da promotora da probidade administrativa, Selma Regina Sousa Martins que faça os poderes legislativo e executivo do município cumprirem a súmula vinculante de nº13 do Supremo Tribunal Federal que estabelece o fim do nepotismo no serviço público (emprego de parentes).
O radialista foi autor de uma ação contra a prefeita Socorro Waquim em 2006, onde ele a acusou de empregar vários parentes. A justiça de Timon deu ganho de causa a ele, mas a prefeita recorreu da decisão para o Tribunal de Justiça. Agora amparado pela súmula vinculante o radialista acredita que o nepotismo está com os dias contados já que a mesma tem que ser cumprida.
Nepotismo é a odiosa prática de inserir parentes de até terceiro grau (cônjuge, companheiro, irmãos, sogra, genro etc) nas esferas federal, estadual e municipal. Além disso, a Súmula também veda o nepotismo cruzado, que ocorre quando agentes públicos empregam os familiares um de outro, no intuito de mascarar o nepotismo direto, ou seja, uma disfarçada troca de favores, ocasionando uma deficitária prestação do serviço público, vez que o critério da competência cede espaço ao critério da parentada.
A solicitação do radialista feita a promotora de Timon foi imediatamente aceita. Ontem mesmo ela enviou ofício à direção da Câmara Municipal pedindo providências na demissão de parentes dos vereadores. O redator ficou sabendo à noite que vários parentes de vereadores serão atingidos. Um deles é uma irmã do presidente da casa, o vereador Edivar de Jesus Ribeiro. Ele não teria criado dificuldades e pediu providências à direção para afastar todos os parentes dos parlamentares. A promotora deu 15 dias para o cumprimento de seu pedido.
Mas segundo o radialista Márcio Beckman as demissões em grande número devem ocorrer mesmo é no poder executivo. Segundo ele são vários parentes da prefeita Socorro Waquim e de seus secretários que estão ocupando cargos na administração municipal. Só no gabinete da prefeita são vários parentes dela que estão lotados, inclusive os filhos.
Ainda não se sabe se a promotoria da probidade administrativa mandou ofício à prefeitura de Timon para as providências em demitir parentes no executivo, porém se não o fez deve enviar nas próximas horas.

FONTE: PORTAL AZ

Nenhum comentário: