sexta-feira, 26 de junho de 2009

Chico Leitoa registra data da morte de Leonel Brizola

Foto: Divulgação Deputado Chico Leitoa
Deputado Chico Leitoa

O deputado Chico Leitoa (PDT) registrou ontem(quinta-feira, 26), na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão ,os cinco anos de falecimento do ex-governador Leonel de Moura Brizola, completados no último dia 21.

Ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro e filho de pessoas humildes, Brizola foi engraxate, porteiro, militou em vários movimentos sociais, chegando a se formar em Engenharia na faculdade do Rio Grande do Sul. Na política, ingressou através de Getúlio Vargas, marcando época nesse cenário como membro do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

No primeiro mandato, como governador do Rio Grande do Sul, chegou a construir seis mil escolas, o que refletiu, consideravelmente, na condição de vida da população desse Estado nos dias atuais.

Já como governador do Rio de Janeiro, no segundo mandato e com uma votação consagradora, enfrentou, até, tentativa de fraude em eleição. O que não lhe abateu, pois sempre agiu com justiça social e em defesa dos interesses maiores da população brasileira. “Acreditando, principalmente, na soberania da força do povo”, afirmou Leitoa.

O pedetista relatou, também, as várias lutas protagonizadas por Brizola. Entre elas, destaque para a Campanha da Legalidade, que tentava impedir a ascensão do presidente João Goulart à presidência da República.

“Tive a oportunidade de conviver com o ex-governador. Sou testemunha viva da sua luta, da sua consciência, da firmeza dos seus propósitos, de suas convicções que com certeza absoluta poucos políticos do Brasil chegaram a esse nível de consciência”, ressaltou.

Ainda, segundo o pedetista, Brizola teve participação importante na criação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). “Portanto, o partido perdeu um grande líder, mas ficaram as sementes plantadas por ele Brasil afora”, finalizou o parlamentar.

Nenhum comentário: