sexta-feira, 26 de junho de 2009

FAZ TEMPO QUE ROUBAM


Política

Ato secreto beneficiou Roseana Sarney

A governadora Roseana Sarney também foi beneficiada pelos atos secretos do Senado, informa o blog do jornalista Raimundo Garrone. O jornal O Globo, na sua edição de hoje lembrou que a filha de Sarney entrou no Senado em 1985, quando o pai era presidente da República, através de ato secreto que só foi descoberto um ano depois.

Leia abaixo a matéria do jornal carioca:

“Há 23 anos, a descoberta de uma decisão mantida em segredo por mais de um ano criou constrangimentos para o então presidente da República, José Sarney, e sua família, além de envolver o Senado numa onda de polêmicas. Em maio de 1986, veio a público a existência de um trem da alegria que efetivou 60 funcionários contratados sem concurso público, entre os quais Roseana Sarney, atual governadora do Maranhão e filha de Sarney.

O ato que efetivou os servidores foi assinado em janeiro de 1985, pelo então presidente do Senado, Moacyr Dalla (PDS-ES), e não foi divulgado oficialmente pela Casa. Um ano depois, com a publicação de um almanaque de funcionários do Senado, descobriu-se o que foi considerado à época um “trem da alegria”.

O nome mais conhecido da lista era o de Roseana, mas parentes de outros políticos - pelo menos 25 senadores - também foram beneficiados. Quando a notícia chegou aos jornais, Roseana estava em Paris. Semanas depois, disse não ter conhecimento da efetivação e defendeu-se: “Se tenho todos os títulos para o cargo, se trabalho, não vejo onde está o problema”.

Roseana entrou para os quadros do Senado, conforme registros oficiais, em 9 de novembro de 1984, para trabalhar como assessora técnica no gabinete do pai, com salário equivalente ao vencimento do cargo DAS 3 (cargos de confiança do Executivo). Atualmente um DAS-3 corresponde a uma gratificação de R$ 4.597.

Depois que Sarney assumiu definitivamente a Presidência, Roseana foi cedida, em 20 de junho de 1985, à Casa Civil, no Planalto. A atual governadora consta da lista de servidores efetivos do Senado. Seu nome aparece no quadro do Núcleo de Servidores Afastados, com a informação de que ela pediu afastamento, para cumprir mandato eletivo, desde 1º de janeiro de 1995, quando foi eleita governadora do Maranhão pela primeira vez”.

Links Patrocinados

Nenhum comentário: