sábado, 28 de junho de 2008

Prefeita de Timon acusada de usar verba pública para mentir

Ela teria feito uma campanha de outdoor com informações falsas



O Ministério Público Estadual do Maranhão, através da Quarta Promotoria de Justiça de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica, Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público, comandada pela promotora Selma Regina Souza Martins, ingressou com uma ação civil pública contra a prefeita de Timon, Socorro Waquim, e a secretária de educação do município, Suely Almeida Mendes, acusadas de usarem recursos públicos para fazerem, propaganda enganosa através de outdoors.
Quem reclamou contra a prefeita Socorro Waquim e a secretária de educação do município foi James Mayner Silva, diretor da Unidade Regional de Educação de Timon.

Socorro Waquim teria usado nos outdoors números estaduais da educação básica, pesquisado através do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Ao pedir providências, James Mayner explicou que os números do Estado são diferentes do município. “É propaganda enganosa”.

Mentira em outdoor de Timon

Uma mentira propalada em outdoors colocados pela Secretaria Municipal de Educação de Timon, um ano atrás, dando conta de que o município tinha o terceiro melhor ensino do Maranhão, poderá custar caro ao governo municipal. A promotora Selma Regina já tomou as providências depois de denúncia feita sobre o caso. Mais informações no blog do jornalista Severino Neto.

Atitude da prefeita Socorro Waquim ainda polemiza

Continua repercutindo a detenção de um encarregado do estado do Maranhão que estava desmontando uma ponte de madeira na MA 040, que liga Timon a Matões. A detenção foi feita pela guarda municipal que teria cumprido uma solicitação da prefeita Socorro Waquim. O fato ocoreu no último sábado e no final daquele dia a movimentação foi intensa de aliados da prefeita Socorro Waquim e do ex-prefeito Chico Leitoa na frente da Central de Flagrantes, para onde o caso foi levado.

Atual diretor do Departamento Estadual de Infra-estrutura e Transporte do Estado-DEINT, órgão responsável pela fiscalização da obra, o engenheiro Chico Leitoa ( foto à esquerda), participou hoje pela manhã do programa Bom Dia Maranhão, na Planalto FM 102.3. Ele disse que ficou surpreso com a atitude da prefeita Socorro Waquim e que isso demonstra claramente que o governo municipal está tentando atrapalhar investimentos do estado no município. Citou como exemplo os 25 quilômetros de asfalto que estão liberados para a zona urbana da cidade, mas que até agora a Secretaria Municipal de Infra-estrutura não informou os locais que poderão ser aplicados.

A prefeita Socorro Waquim alega que não foi informada pelo estado sobre a obra que estava sendo feita. O engenheiro Chico Leitoa diz que ela não tem nada haver com a obra, pois é uma rodovia estadual, de responsabilidade do governo do Maranhão e lembrou que quando prefeito da cidade o governo do estado aplicava asfalto na cidade e nem o comunicava, nem por isso naquela época tentou impedir qualquer obra.

O papel da Guarda Municipal

A detenção do encarregado de desmontar a ponte de madeira na MA 040, reacendeu a discussão sobre o papel da guarda municipal. A oposição teme o uso político da instituição nas eleições deste ano. Para tanto, já tem uma estratégia: reagir juridicamente a toda situação que considerar arbitrária. Foi o que muitos entendem que ocorreu no último sábado. Por isso, advogados do estado entrarão com uma representação contra a prefeita Socorro Waquim e o Comando da Guarda Municipal. Esta última teria também estrapolado suas funções já que foi criada para guardar o patrimônio público municipal.

Prefeitura de Timon revolta esportistas

Depois de criar problemas para implantar barracas padronizadas na feirinha do bairro Parque Alvorada por não discutir o assunto com a população, o setor de obras do governo municipal cometeu mais uma barbeiragem no último sábado(21/06). Com um projeto de construção de uma praça nas proximidades do Campo do Mano, um tratorista cumprindo ordens dos construtores, começou a derrubar o muro do campo quando foi criada a maior confusão. Jovens desportistas que utilizam o campo interviram para evitar a derrubada do muro. A situação ficou tensa e até a polícia militar foi chamada para o local. Confira fotos abaixo.









































O projeto é para diminuição do campo em suas dimensões para construção de uma praça. Os moradores reclamam que não foram consultados para saber se aceitariam tal proposta por isso a reação de impedimento por parte dos desportistas que não querem a diminuição do campo.

Beneficiado por emenda do suplente de deputado federal Luciano Leitoa, o campo do mano foi melhorado com a implantação de gramado, alanbrado e arquibancada. É uma praça esportiva que beneficia centenas de jovens da Vila Angélica e de bairros circunvizinhos. A atitude do governo é uma barbeiragem gritante e só dá fôlego para a oposição jogar os esportistas contra a administração municipal que pouco fez para impedir que dois campos de futebol desaparecesse da cidade: o antigo campo do Arranca Tôco no bairro São Francisco e o da rua noventa.Ambos, onde se jogava futebol, foram feitas construções.
Blog Elias Lacerda

PT decide não apoiar Socorro Waquim em Timon

A executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores decidiu em reunião que terminou agora há pouco, não marchar com a prefeita Socorro Waquim nas eleiçoes deste ano. A decisão foi tomada por unanimidade pelos sete membros presentes. O presidente Wellington Oliveira relatou que a medida foi tomda em virtude de não terem avançadas as conversas ocorridas com o deputado federal Sétimo Waquim.
Era interesse do PT de Timon emplacar o vice na chapa da prefeita de Timon, mas a proposta não teria sido aceita.
Segundo o presidente do partido, os cargos do partido serão colocados à disposição da prefeita Socorro Waquim na próxima segunda-feira.
A direção do PT já comunicou ao deputado Sétimo Waquim da decisão do partido.

Fugindo dos "leões" em Timon

Somente os partidos dos dois principais nomes que disputarão as eleições deste ano em Timon não estão enfrentando a dificuldades para fazer coligações proporcionais. Tanto o PSB de Luciano Leitoa já noivado com o PTB e o PMDB da prefeita Socorro Waquim, que segundo informações estaria coligado com o PSL e PRTB, navegam em mares tranqüilos. O resto continua no inferno.
Ontem (26/06) e hoje, o deputado federal Sétimo Waquim não fez reuniões para discussões de colkigações. A alegação seria de que muitos partidos políticos ainda estão indefinidos sobre com quem ficar: se Luciano Leitoa ou Socorro Waquim.
Puro eufemismo, disse uma fonte do governo. Na verdade, o deputado estaria cansado de buscar alternativas para acomodar os chamados “leões da Câmara”, como são denominados os vereadores de mandato.Sétimo estaria ganhando tempo para respirar, pois a resistência estaria forte.A idéia inicial era emplacar os oito vereadores da base em quatro coligações distribuindo dois deles em cada uma formada.Mas está difícil, pois muitos partidos da base não estão aceitando.
Por conta disso a estratégia agora seria deixar o tempo correr. Chegar em cima da hora com as coligações já definidas e usar como argumento para o convencimento a falta de tempo para discussão das coligações.
Pode ser que no fim do prazo para as coligações consiga o deputado emplacar alguns dos chamados “leões da Câmara”, mas, diz um membro do governo, não terá como acomodar todos.





PDT também com problemas

PDT também estaria enfrentando problemas para encontrar uma coligação. Os vereadores Jaconias Morais e Porfiro Gomes ainda aguardam um bote salva-vidas a ser jogado pelo engenheiro Chico Leitoa, diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens.

Noivas muito caras


Um interlocutor do governo municipal diz que a prefeita Socorro Waquim, em meio as pressões dos vereadores de mandato que ainda aguardam uma coligação proporcional, teria solto a seguinte frase: “ essas noivas da Câmara estão saindo caras”.

Membro democrata desmente informação

Recebi em hoje em minha casa, a visita de dois membros do DEM de Timon. Trata-se de Carlos Alberto Costa Sousa e Valderi Ulisses Duarte. Munidos de documentos que comprovam integrarem a direção do partido, eles vieram falar sobre nota publicada neste blog ontem (26/06) dando conta do desaparecimento de documentos do partido. Carlos Alberto Costa Sousa diz que a fonte do jornalista tentou atingi-lo com uma falsa informação. Diz que é verdade está com os documentos do partido, mas autorizado pela direção, como mostra a cópia de uma portaria datada do dia 19 de novembro do ano passado, assinada pelo presidente Regino Rodrigues Lima e o Secretário Geral professor Gonzaga Nunes.

Mesmo estando de posse dos documentos do partido, Carlos Alberto, o popular Sousa, diz que o DEM e suas candidaturas não sofrerão qualquer ameaça de ficarem de fora do processo deste ano. E mais:tanto Sousa quanto Valderi Ulisses Duarte afirmaram que trabalham em sintonia com o ex-prefeito Sebastião de Deus. Segundo eles, a convenção democrata também está mantida para o próximo domingo.

Radialista quer candidatura

O radialista Jorge Simplício,conhecido pelo seu personagem "Galo", está decidido: quer disputar uma vaga para a Câmara Municipal deste ano. Para isso anda exigindo do Irmão William, presidente do PSC, que faça uma reserva para a sua candidatura.A convenção do PSC será no próximo domingo.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Quase houve espancamentos na prefeitura de Timon

O furacão passou e só agora o redator começa a ter informações detalhadas sobre o dia em que João da Gráfica foi prefeito de Timon. A situação enfrentada por ele revelou ser o vice-prefeito um dos homens mais corajosos da cidade.

Naquele dia, partidários da prefeita Socorro Waquim lotaram a frente da prefeitura. “Na porta do prédio, João da Gráfica e seus poucos seguidores que o acompanhava foram hostilizados de todas as formas”, diz uma fonte do blog.

Governista salva pele de adversários

Informações repassadas por esta fonte dão conta de que um membro do governo que mais sofre críticas da oposição, o comandante Brito ( à esquerda na foto abaixo), que naquele momento estava para ser demitido, foi o responsável por salvar a pele de alguns dos integrantes da comitiva que acompanhou o vice-prefeito. Tudo porque após a chegada da liminar do Tribunal de Justiça derrubando a decisão judicial local, governistas invadiram a prefeitura encurralando de surpresa a comitiva de João da Gráfica. O vice-prefeito João da Gráfica foi protegido pela polícia militar. Já alguns que o acompanhava tentaram sair do prédio e foram perseguidos nos corredores. Felizmente, o comandante Brito estava lá e evitou conseqüências mais graves, impedindo qualquer agressão.

Neste dia, o vice-prefeito e ex-prefeito João da Gráfica não aceitou uma suposta sugestão dada para que saísse do prédio por uma porta alternativa. “Entrei pela frente e vou sair pela frente”, disse. Assim o fez.








FONTE PORTAL AZ

Mantida a anulação do concurso público de Timon

A Funadepi – Fundação de Apoio a Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Piauí, responsável pela realização do concurso da prefeitura de Timon nível superior ainda esperneia na tentativa de derrubar a decisão tomada pela justiça que anulou o concurso.A entidade apelou da decisão do juiz da 4ª Vara Simeão Pereira e Silva para o Tribunal de Justiça, tentando derrubar a liminar que anulou o concurso depois de detectadas fraudes pela polícia federal e o Ministério Público solicitar a anulação.

O pedido de anulação da liminar concedida em Timon, foi negado pela desembargadora Nelma Sarney.

Segundo a polícia federal e o Ministério Público, o principal fraudador foi Sérgio Ramos de Sousa, onde foram aprovadas a mãe dele, a tia e a namorada, além do filho do superintendente e da filha do diretor administrativo da Funadepi. Também foi aprovado Raimundo Pessoa de Carvalho Júnior e sua esposa. Ele é primo de Sérgio.

O concurso da prefeitura de Timon foi realizado no ano passado e cerca de 9 mil candidatos fizeram inscrições arrecadando aproximadamente 500 mil reais. Na decisão do juiz, ele pede o bloqueio da conta da Funadepi onde foram depositado o dinheiro pago nas inscrições. O magistrado pretende reaver o dinheiro de volta para os candidatos que se inscreveram para o concurso.

Vice-prefeito rebate nota colocada no blog


O vice-prefeito e ex-prefeito João da Gráfica desmontou a nota publicada neste blog dando conta de atividades heróicas e lisonjeaosas do Comandante da Guarda Municipal Messias Brito, durante o dia de sua posse. Para ele, ao contrário do que diz a nota do redator, Messias Brito teria na noite anterior a posse,servido de força auxiliar para os saques feitos a documentos da prefeitura. E pio:mesmocom a decisão do juiz Simeão Pereira e Silva nas mãos como novo prefeito, João da Gráfica foi impedido de entrar no prédio da prefeitura, muito embora o Secretario Municipal de Administração Magno Pires e o Chefe de Gabinete professor Gonzaga, o fizeram livremente com o aval do Comandante.

RAPIDINHAS DE TIMON::

FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ACONTECE EM NOSSA CIDADE:

Juiz palhaço

O estabanado Secretário de Infra-estrutura de Timon "Del o Fim" Guimarães, afirmou em ligação para a Rádio Cidadão FM, que o juiz da 4ª vara de Timon. Dr. Simeão Pereira é um palhaço por ter deferido o mandado de segurança que empossou o prefeito João da Gráfica. Afirmou também que os documentods da prefeitura pertecem à prefeita e o povo não tem nada a ver com isso. Finalmente o incorruptível(acredite quem quiser) secretário disse que o povo de Timon vai chorar(aí ele acertou). O povo de Timon já chora a 41 meses secretário " Del o Fim".



Zona rural sem transporte

Lideranças de várias comunidades na zona rural de Timon têm procurado este bloguista para reclamar do transporte escolar na zona rural. As crianças, jovens e adultos não estão podendo chegar nas escolas devido ao protesto dos donos de ônibus que circulam na zona rural. Todos os meses o MEC deposita cerca de 140.000 reais para a prefeitura pagar o transporte escolar, mas segundo os proprietários de ônibus já faz três meses que a digníssima alcaide de Timon não lhes paga.



Socorro Waquim e Maquiavel

Será que seu cunhado Nicolau vem influenciando a prefeita
Será que seu cunhado Nicolau vem influenciando a prefeita


A prefeita de Timon, acredito eu que deve ter lido muito o Nicolau Maquiavel, através do livro O Príncipe . Suas praticas tem demonstrado isto e o mais recente foi as suas declarações através de rádios comunitárias ligadas a sua pessoa em que ele diz que o vice – prefeito de Timon, João da Cruz ( João da Gráfica ), desviou R$850 mil reais, da prefeitura por ocasião de sua posse que durou pouco mais de quarenta e cinco minutos e sua estada na prefeitura não passou de quinze minutos. Como é que ele pode ter feito isto, sequer tinha renovado o cadastro junto aos bancos e será que na sala única que ele adentrou juntamente com a policia tinha esta grana toda debaixo da mesa. Ela tem que vir a público explicar tudo isto.
Outra coisa é ela querer governar agora sob os arrepios da Lei, dizer que se ausentou do pais, porque através de uma decisão de Governo, resolveu não passar o cargo ao vice, alegando que tinha uma Lei que lhe permitia entregar os seus poderes ao chefe de gabinete. Duvido que ela mostre esta Lei.
Por outro lado a prefeita quando dá entrevista nas TVs de Teresina, tem um discurso, quando é para as rádios comunitárias ligadas a sua pessoa, os discurso é completamente diferente .

Outra coisa que também, esta pegando muito mal, é ela mandar os seus vereadores da base criticar o governador do Maranhão e ao mesmo tempo espalhar que esta conseguindo asfalto para a cidade com o chefe do executivo. Pura mentira, qual foi a posição que ela tomou , por um assessor seu ter agredido o governador do Maranhão?

FONTE: BLOG DO NILSON SÁ

quinta-feira, 5 de junho de 2008

PAC, PROBLEMAS NA CIDADE TODA


Timonenses reclamam de atraso em obras do PAC




TIMON - Em Timon, a demora na conclusão de obras de recuperação de ruas e construção de galerias estão atrapalhando a vida dos moradores.

A população reconhece a importância da construção de galerias financiadas pelo PAC, mas reclama da qualidade do serviço e da demora na entrega das obras.




MINISTÉRIO PUBLICO


MP envia recomendação à prefeitura de Timon
enviar imprimir

TIMON - O Ministério Público do Maranhão, por meio da 4° Promotoria de Justiça de Timon de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária e Econômica e de Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimônio Público, enviou recomendação à prefeita do município, Maria do Socorro Pereira Waquim, para que seja efetuada a devolução de valor descontado irregularmente no contracheque dos servidores municipais.

A recomendação refere-se a uma "contribuição solidária" de R$ 5 realizada nos vencimentos dos servidores municipais para a quitação de uma dívida judicial das Paróquias de Timon e Caxias, no valor de R$ 132 mil. O desconto foi comunicado aos servidores por meio de ofício circular, somente depois de realizado, justificando que a paróquia não teria recursos para saldar a dívida, a burocracia para a doação de recursos públicos e "que somos todos irmãos em Cristo".

A dívida refere-se a despesas com o conserto de um caminhão e indenização da carga transportada pelo padre José Carlos, da Paróquia São José, que faleceu em acidente automobilístico quando retornava de Caxias.

Segundo a promotora de justiça Selma Regina Souza Martins, o secretário de administração de Timon, Magno Pires, afirmou que o valor já foi devolvido aos servidores, mas não apresentou qualquer documento de comprovação. O secretário teria afirmado, ainda, que o valor descontado seria equivalente à cartela de um bingo a ser realizado pela igreja do município.

A promotora afirmou que o inquérito civil instalado encontra-se em fase de apuração. Ela aguarda a confirmação da devolução do valor aos servidores e pretende, ainda, ouvir o padre envolvido na questão. Posteriormente, deverá ser instalada uma Ação Civil Pública contra a atual prefeita do município por improbidade administrativa.


Ex-prefeito vira celebridade em Timon

O empresário João da Gráfica virou celebridade depois de sua posse ontem na cadeira de prefeito. Muita gente que não sabia quem era o vice-prefeito de Timon, agora o quer conhecer. Hoje ele passou o dia dando entrevistas para emissoras de televisão, rádios e jornais.


A repercussão da posse


Ainda repercute nos principais meios de comunicação local e até regional a posse do vice-prefeito de Timon, João da Gráfica ,ocorrida ontem. O mandato relâmpago de prefeito conseguido por liminar e derrubada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Raimundo Freire Cutrim, tem dado o que falar. Há versões de todos os tipos. Alguns acham que ficou feio para João da Gráfica. Outros entenderam que o grupo da prefeita Socorro Waquim tomou um susto quando viu a possibilidade de a oposição abrir a “caixa-preta do governo” . E a oposição não cansa de falar no roubo de documentos e HDs de computadores.
Há até aqueles que afirmam ter pego mal para toda a classe política da cidade.
Entretanto, todos de bom senso e com um mínimo de conhecimento jurídico, entendem que o juiz Simeão Pereira e Silva tomou a decisão acertada, baseada na nossa lei máxima que é a Constituição Federal.
Hoje à noite o vereador Jaconias Morais do PDT usou a tribuna da Câmara para lamentar a decisão do desembargador que derrubou a liminar do juiz de Timon. “Prá que serve então a figura do vice?”, questionou. Além disso, o parlamentar criticou o furto de documentos e HDs feitos, possivelmente, por funcionários da prefeitura.


Vereadores do PMDB de Timon criticam governo


O vereador Joaquim das Neves do PMDB voltou a criticar hoje na Câmara, a falta de limpeza da cidade e o mato que avança em ruas dos bairros São Benedito e Parque Piauí II.
A crítica recebeu a solidariedade do outro parlamentar do PMDB, José Filho. Este último foi mais além. Afirmou que embora o ex-secretário João Borges tenha deixado o SELMA- Serviço de Limpeza da cidade, continua mandando naquele órgão.

Vice processará prefeita de Timon

Que o mandato THE FLASH de João da Gráfica vai ficar para a história, isso vai, porém essa de que durante a estadia dele como prefeito teriam desaparecido 850 mil reais foi demais..A declaração teria sido feita pela prefeita Socorro Waquim, segundo matéria neste Portal. Qualquer pessoa de bom sendo sabe que seria impossível ter ocorrido isso, pois foram somente 16 minutos à frente do executivo e mesmo assim esteve o tempo todo acompanhado de policiais e assessores da prefeita. Naquele momento, na prefeitura tinha apenas uma sala estava aberta, que era a de reunião. Até as chaves desapareceram segundo o vereador do PDT, Jaconias Morais,que acompanhou João da Gráfica.
Para o vice-prefeito quem pode ter roubado o dinheiro, se é que houve roubo, foram os assessores da prefeita que na noite anterior a posse, extraviaram vários documentos como foi registrado em imagens feitas e amplamente divulgadas nos meios de comunicação. João da Gráfica diz que vai processar a prefeita Socorro Waquim pelas declarações.





Danos morais

Também poderá sobrar para o oficial de justiça que entregou a decisão do desembargador Raimundo Freire Cutrim, um processo movido pelo vice-prefeito e agora também ex-prefeito, João da Gráfica. Segundo assessoria jurídica dele , a decisão do desembargador era tão somente anulando a liminar do juiz da 4ª Vara de Timon, Simeão Pereira e Silva, que deu posse a João da Gráfica. No comunicado verbal do oficial de justiça, estranhamente, foi pedido o esvaziamento do prédio. Neste caso, segundo a assessoria jurídica, cabe uma ação por danos morais, já que o prédio é público e João da Gráfica mesmo não sendo prefeito, continua sendo vice.

PPS com a oposição

A direção do Partido Popular socialista-PPS, decidiu: a sigla em Timon não apoiará a candidatura a reeleição da prefeita Socorro Waquim nas eleições deste ano. A informação foi passada ao colunista pela professora Divina, integrante do partido que sempre defendeu a coligação com Luciano Leitoa.

Segundo a professora, membros da executiva municipal do PPS de Timon estão tentando uma articulação para o partido lançar uma candidatura própria a prefeito, mas a executiva estadual já desconfia que seja para fugir do apoio a Luciano Leitoa, já que a proposta não tem viabilidade.