quinta-feira, 24 de abril de 2008

Uma cidade com cara de bairro extremamente pobre

Costuma-se dizer que a primeira impressão é a que fica. Se for verdade essa afirmativa, quem visita o município de Timon, fica para sempre com uma impressão negativa de um município que é o terceiro município maranhense em arrecadação e o quarto em população.

Esse município, por ser o portal do Estado do Maranhão e da pré-amazônia, deveria receber um melhor tratamento; uma atenção especial do seu gestor publico que só sabe falar do PAC - como se o Programa de Aceleração do Crescimento tivesse sido criado pela prefeitura de Timon. Quem não conhece esse programa, é capaz até de imaginar que o PAC surgiu das “mentes iluminadas”, dos doutores, dos pós doutores e outras sumidades, tantas, desse município.

É bom fazer um esclarecimento, para os menos avisados, sobre esse importante programa criado pelo governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva, com vistas a promover o desenvolvimento e o crescimento do Brasil de forma integral. Esse programa não foi criado só para o município de Timon, como o governo da prefeita de Timon tenta vender para os seus munícipes, numa clara intenção de se apropriar de um programa que é federal; como do governo federal - são os programas Bolsa Família, PROUNI e alguns outros programas.

Só agora passado tanto tempo, foi que eu descobri o porquê de muitos timonenses; muitos deles com seus pais residindo em Timon ao ascender social e economicamente; deixarem o seu município de origem e passarem a residir em Teresina. Acontece que muitas dessas pessoas sentem vergonha de se apresentarem em Teresina como residentes em Timon -, por que Timon nos últimos quatro anos foi completamente abandonado.

Até uma Usina de Reciclagem e Compostagem de lixo, que poderia contribuir para elevar a auto-estima dos timonenses foi abandonada pelo atual governo que sem capacidade para implantar um projeto com essa envergadura; abandonou um projeto de tamanha importância e relevância -, como se quisesse apagar da lembrança do povo dessa terra o nome daquele que teve a brilhante idéia de lutar e conquistar para trazer para o seu município uma obra de tamanha magnitude.


Em tempo:

Se você duvida dessa matéria, e reside fora desse município, faça uma visita a Timon e verá que tudo que foi dito aqui é a mais completa verdade, lamentavelmente. Eu não do tipo que torce pelo quanto pior melhor. Seria leviandade da minha parte, inventar e criar histórias mirabolantes – só para denegrir a imagem do administrador público. TIMON ACABADO!

Uma administração incompetente e desastrosa

Só aqueles que se locupletam no governo da professora Socorro Waquim, têm a sandice e a “cara de pau”, para sair por ai - exaltando uma administração sem nenhuma originalidade e que peca por omissão. Pois até os aliados da própria prefeita, como os vereadores Joaquim das Neves e Zé Filho – vivem a fazer denuncias contra secretários e ex-secretários do governo da professora.


Qual a pessoa séria e responsável que tem a coragem de fazer elogios a uma administração que nesses quase quatro anos de governo, ainda não realizou nenhuma obra que seja reconhecida como uma obra importante e necessária para promover o desenvolvimento desse município? Não conheço nenhuma pessoa que tenha a coragem de apontar uma obra de porte, realizada pela professora Socorro Waquim. Não se pode mostrar aquilo que não existe.


Usar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é querer se apropriar de obras que são do governo federal. Insisto: o PAC não é uma exclusividade do governo do município de Timon, como os “doutores, os professores” e os bajuladores de plantão, que integram esse governo, tentam passar para a população timonense.


Eu gostaria que as pessoas que acessam o meu blog e fazem criticas raivosas por verem os seus interesses sendo contrariados, que nos seus comentários tenham a coragem de apontar as obras realizadas por esse governo; obras de grande interesse social. Eu duvido que a turma da prefeita tenha alguma obra para mostrar.


O que existe hoje em Timon – é muito buraco, novos ricos e os oportunistas vindo de Teresina ganhar muito bem em Timon, sem nunca terem feito um concurso publico para trabalhar nesse município.


Em tempo:


Justiça seja feita: as grandes obras realizadas no município de Timon foram executadas nos governos de Sebastião de Deus (estradas e eletrificação rural) e Chico leitoa (usina de reciclagem e compostagem de lixo, Pronto Socorro Municipal, Centro de Zoonose, Central de Abastecimento, hortas comunitárias e etc.,). Isso só para não me estender muito. A propósito: o vice-prefeito João da Gráfica, ao ser entrevistado no programa Bom Dia Maranhão, levado ao ar pela Rádio Planalto FM, 102,3 – comparou o ex-prefeito Chico Leitoa ao ex-governador do Estado Piauí, Alberto Silva. Que como todo mundo sabe, foi o maior realizador de obras nesse Estado. È preciso dizer mais?


Em tempo II


Essa foto que ilustra esta matéria, é de uma "casa" localizada no beco do Guachinim, que localizado entre a Ponte da Amizade e a sede da Prefeitura Municipal de Timon. Ponto de referência: Academia do Igreja, hoje Espaço Guarnicê. Essas informações são para que desejar conhecer a verdadeira realidade de Timon.

RAPIDINHAS

Adesão ao grupo de Chico Leitoa

A candidatura do suplente de deputado Luciano Leitoa deve ganhar o reforço e a adesão de uma ex-aliada da prefeita Socorro Waquim. É a professora Ana Maria Braga. Agora aliada da oposição, ela deve ser candidata a vereadora nas eleições deste ano.

Nova edição do jornal "O Timonense"


No próximo sábado(26/04) chegará às bancas, a 4ª edição do jornal "O Timonense". O quinzenal trará matérias inéditas sobre o dia-dia da cidade nas mais diversas áreas. O impresso conhece como nenhum outro, os problemas do cotidiano timonense e tem se esgotado nas bancas.

Prefeita não conta com PC do B


A prefeita de Timon Socorro Waquim não tem mais nenhuma esperança de contar com o apoio do PC do B nas eleições deste. Para ela o apoio do partido do atual vice-prefeito, João da Gráfica já está fora de cogitação.a declaração foi dada recentemente numa rádio local. Enquanto isso, João da Gráfica intensifica o discurso de oposição e o rompimento, ao que parece, é definitivo e não tem volta.

Funcionária da prefeitura de Timon não conhece vice-prefeito

Que a prefeitura de Timon está cheia de funcionários que moram em Teresina e a maioria não tem vínculo algum com a cidade é fato e tem sido amplamente criticado nos meios de comunicação local.

Um fato ocorrido na semana passada ilustre bem essa situação na administração municipal. O vice-prefeito João da Gráfica(foto) procurou a prefeitura para obter uma declaração de rendimentos seus para declarar imposto de renda. Chegando ao setor indicado para obter o documento, ele se deparou com uma pequena fila. Três pessoas estavam na frente.O empresário aguardou pacientemente. Ao chegar a sua vez, a moça que o atendeu perguntou:
_ E o senhor, o que deseja?
João da Gráfica respondeu que estava ali em busca de uma declaração de rendimentos.
A moça _O senhor trabalha onde?
O empresário respondeu que era lotado no gabinete. Vendo que a moça não o reconheceria, João da Gráfica em seguida se identificou dizendo que era o vice-prefeito.
Com um semblante de espanto, a moça pediu desculpas.
O vice-prefeito João da Gráfica diz que se trata de mais um funcionário que não reside em Timon e não tem nenhum vínculo com a cidade.


Concurso deve ser anulado


Todas as fontes do redator levam somente a um caminho: a anulação do concurso público da prefeitura municipal de Timon nível superior. Com a fraude descoberta pela polícia federal, a situação ficou insustentável. Até o Ministério Público de Timon já estaria no caso.

O objetivo das investigações agora é saber se a prefeita chamou algum aprovado pra tomar posse.

Caso seja anulado, os candidatos que se inscreveram querem saber se farão outro concurso concorrendo somente com os que foram inscritos. Também quando seriam as provas e quem fará o novo concurso. A Funadepi de novo?

"Tábuas de pirulito"

Creio que neste ano, todos os blogueiros da cidade já escreveram algo sobre a buraqueira reinante nas ruas e avenidas de Timon. Eu seria a exceção.

Este ano já falei e fiz fotografias do matagal e do lamaçal que atormentam moradores de ruas periféricas do bairro são Francisco.

Mas da buraqueira, nada. Nem uma linha escrevi.

Não que eu ignorasse tantos e tamanhos buracos nas avenidas Teresina, Jaime Rios, Francisco Carlos Jansen, etc. etc. etc....

Mas como todo mundo estava vendo, falando no rádio e escrevendo nos blogs, eu me dava por satisfeito.

Boa parte da "buracaiada" da Av. Carlos Jansen até foi tapada depois que um colega blogueiro reclamou e publicou fotografias na net. Coincidência ou não, mas foi depois.

Então, de maneira alguma eu pretendia falar deste assunto, já que era lugar comum e não gosto de assunto muito "batido".

Mas esses buracos me enchem o saco. Ops.. desculpem a expressão.

Esses buracos infernizam a vida dos motorista. Esses buracos colocam em risco a vida de pedestres e ciclistas. Esses buracos arrebentam os carros, empenam as calhas das motocicletas e das bicicletas, esses buracos...Uhrrrrr.... Ah, esses buracos!

Nem vou mais falar... Digo, escrever.

Então, para extravasar minha angústia com a buracama da cidade, vou fazer uma mostra dos muitos buracos da Av. Piauí.....

Tome buraco!

Tome outro!

Mais outro!


Tome dois de uma só vez.


Tome esse vigiado por radar.


"Mininu!" Timon tá fedendo de chique. Tem até buraco controlado por radar...
Pense num negocio "estrobosférico"?!...


extraído do blog o timonense

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ruas sem prefeita


Algumas ruas do bairro São Francisco estão abandonadas há anos.

A população diz que já cansou de reclamar sem jamais ser ouvida.

Um abaixo assinado já foi entregue ao secretário da infra-estrutura, Delfino Guimarães, pedindo providências e até hoje nada foi feito.

Segundo depoimentos dos moradores, há três anos não passa um trator para raspar as ruas.

Coleta de lixo, ambulância, polícia, são alguns dos serviços básicos inacessíveis aos moradores da região por causa das ruas que estão intrafegáveis.



Estas fotografias mostram trechos de ruas na altura da Vila Parnaíba.

Aqui só entra quem tem negócios importantes.

Por falar em negócios importantes, não custa lembrar que os moradores estão aguardando ansiosos pelos políticos.

O povo daqui diz que eles ,os políticos, só aparecem em período eleitoral para pedir votos e fazer promessas.

Na eleição de 2006 alguns candidatos foram escorraçados por moradores indignados.


Aqui temos imagem da rua H que, em certos trechos, não passa de uma vereda.

Na rua 17, a população colocou pedras para diminuir o lamaçal.

Na rua 16 encontramos um verdadeiro atoleiro.

Essas imagens foram feitas ao sol do meio dia.

Agora imagine a situação de um morador que precisa se locomover neste trecho durante a noite?

Alguma coisa tem qeu ser feita.

Com a palavra a assessoria do governo municipal.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Chuvas derrubam casas em Timon


As fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Timon trouxeram muitos prejuízos ao bairro Cidade Nova um dos mais populosos do município. Lá várias casas caíram. O alerta foi dado pelo líder comunitário, Francisco Rodrigues dos Santos Neto, o popular Chico Gordo.
















Como membro fundador do bairro, Chico Gordo (foto à direta ), procurou hoje pela manhã o redator para denunciar a situação dos moradores. Segundo ele, várias famílias perderam suas casas com as chuvas.” Eu contei pelo menos dez casas que caíram”, diz.

Um outro problema crônico no bairro é a falta de limpeza pública e ruas intrafegáveis. Muitos buracos e mato é a visão mais comum nas vias públicas.

TIMON = BURACOPÓLES

Buracos tomam conta das avenidas de Timon

Não se sabe porque o governo municipal não tem tomado as providências no sentido de tapar os buracos que já viraram praga e se espalham por todas as principais vias da cidade. Alguns aliados tentam justificar a falta de reparos em conseqüência das chuvas, pois os buracos tapados logo abririam novamente pela força das águas.

Outros dizem que a administração aguarda liberação de recursos do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, onde serão feitos recapeamento asfáltico nas principais avenidas.

Para o timonense de um mínimo de bom senso, nenhuma das alegações justifica. A Prefeitura de Timon como qualquer outra no Brasil têm seus recursos recebidos religiosamente todo mês repassados pelo governo federal. Os mesmos podem ser utilizados para ao menos minimizar o impacto que os buracos estão causando nos carros, bicicletas e, principalmente, nos neurônios dos timonenses e visitantes da cidade.

Numa rápida passagem por algumas avenidas, presenciamos moradores reclamando da situação, motoristas indignados e flagramos carro quebrado vítima da buraqueira.

Comecemos pelo flagrante ocorrido na Avenida Francisco Carlos Jansen ocorrido ontém (26/03). Um veículo marca Reanult Clio quebrou sua suspensão dianteira onde um dos pneus quase foi sacado. O fato ocorreu nas primeiras horas da manhã. Indignado, o motorista deixou o veículo no local e foi a procura de um advogado. Ele deve buscar seus direitos na justiça e com isso ser ressarcido pelo poder público pelo dano causado.

O vizinho do local relata que toda madrugada acidentes ocorrem por conta da buraqueira envolvendo carros e motos. Confira fotos abaixo:





























Uma outra avenida esburacada e que nunca esteve tão maltratada é a Jaime Rios. Considerada a principal via de acesso para a prefeitura municipal de Timon e a igreja São José, os buracos ocupam toda a extensão das duas vias. Veja abaixo:




















































De todas as citadas até aqui, a Avenida Teresina pode ser considerada a pior e o terror dos motoristas. Nenhum deles que conhece a realidade recente da cidade quer utiliza-la. Todos têm evitado ela quando possível. O asfalto nesta via está completamente descascado e o desaparecimento dele fez com que só exista um calçamento de péssima qualidade e cheio de buraco. Vale lembrar que nela residem o ex-prefeito Chico Leitoa e o atual vice-prefeito da cidade, empresário João da Gráfica. Confira o a situação da avenida abaixo:


























A Avenida 03, embora não tenha tantos buracos quanto as já citadas, no seu trecho mais ao norte, nas proximidades da Policlínica e a Rua 100, o recapeamento é necessário. Confira abaixo:



























Aos moradores do Parque Alvorada, o blog fica devendo mostrar a situação da Avenida 01 que também está completamente esburacada.

Reforma do Alarico Pacheco está garantida


De nada adiantou o barulho feito por pessoas ligadas ao governo municipal em relação aos moradores que possuem casas instaladas dentro do terreno do Hospital Alarico Pacheco. Os moradores estavam sendo incentivados a não aceitar a reforma e a pedir indenizações milionárias por uma casa de taipa. Pra se ter uma idéia, teve deles que pediu 15 mil reais como indenização de sua casa.
No entanto, o estilo silencioso e negociador do diretor Dolival Pereira de Andrade (foto à esquerda) venceu essa batalha, prevalecendo o bom senso. Os últimos moradores foram indenizados ontem e com isso a reforma de quase dois milhões de reais está garantida.









Abatedouros de Timon viram problema de saúde pública

Depois de deníuncias feitas ao Ministério Público sobre as péssimas condições de funcionamento de um abatedouro da cidade e de que o mesmo estava cometendo crime ambiental ao despejar seus dejetos no riacho do Pinto, o promotor e curador do Meio Ambiente, Antonio Borges acompanhado do juiz de direto da 4ª Vara Simeão Pereira e Silva, representantes da Vigilância Sanitária do município, radialistas e ambientalistas, fizeram esta semana uma visita aos diversos abatedouros deTimon.O cenário visto foi triste e preocupante.

A primeira denúncia foi constatada. Dejetos de um dos abatedouros são realmente jogados no riacho do Pinto. Porém observou-se que o problema vai muito além de crime ambiental. Ao visitar outros verificou-se que este segmento coloca em risco a saúde pública, pois as condições de higiene são precárias.

Ao todo foram visitados quatro abatedouros onde constatou-se mal cheiro, urubus, porcos alimentado-se de sangue de animais mortos, cachorro vira-lata passeando por entre pedfaços de animal abatido,bois mortos jogados no chão, vísceras bovina colocadas em cima de bandejas enferrujadas, funcionários sem uniforme e pior: em nenhum deles foi encontrado um veterinário que acompanhasse o abate dos animais.
A comitiva que fez a visita bem no horário dos abates dos animais, saiu chocada com a falta de higiene.

Os abatedouros visitados foram o Tacoani Carnes, Central Carnes, W. Carnes e também do empresário Goiano, sendo que este último encontra-se desativado por determinação judicial para ajustes. Os abatedouros citados abastecem dezenas de açougues da cidade de Timon. Diante do que viu, um dos um membro da comitiva chegou a brincar dizendo que iria repensar sua condição de carnívoro.

A equipe não visitou o Frigotil. Porém, membros da Vigilância Sanitária disseram que lá tudo funciona dentro das normas sanitárias.

Tanto o juiz Simeão Pereira e Silva quanto o promotor Antonio Borges vão solicitar da Vigilância Sanitária do município que envie aos proprietários as adequações necessárias para o correto funcionamento destes estabelecimentos. A partir daí, os donos dos abatedouros terão um prazo dado pela justiça para o funcionamento dentro das normas sanitárias. Caso não cumpram com as determinações, os abatedouros serão fechados.
O Ministério Público também deve realizar uma audiência pública para debater o problema junto com os proprietários (Confira nas fotos abaixo os flagrantes da visita aos abatedouros).

































Várias famílias já estão desabrigadas em Timon

Várias famílias já estão desabrigadas em Timon pelo aumento do volume de águas do rio Parnaíba. As famílias ribeirinhas mais atingidas são as que moram nos povoados Piranhas, Laranjeiras e Barra das Pombas.

Informações prestadas pelo chefe da Defesa Civil , Messias Brito, dão conta de que pelos menos 25 famílias já estão desabrigadas. Segundo ele, três delas são da zona urbana da cidade e o restante da zona rural.

Durante todo o dia de hoje (04/04) a Defesa Civil em Timon retirou famílias de alagados na zona rural do município. Todas elas estavam sendo abrigadas no Ginásio de esportes no bairro Parque Piauí II.
Em todo o Maranhão já são aproximadamente 20 mil desabrigados e a tendência é de que esses números aumentem nos próximos dias uma vez que a metereologia prevê mais chuvas para o estado nas próximas horas.

Em Timon, a defesa civil informou que a situação dos ribeirinhos do rio Parnaíba piorou muito de ontém pra hoje, tendo em vista que o volume de águas no leito do rio aumentou muito nas últimas horas.

Confira abaixo fotos tiradas da situação de alagamento no povoado Piranhas.


















Prefeita de Timon é obrigada a entregar documentos públicos

A prefeita Socorro Waquim vai ter que pagar multa de 500 reais por dia caso não entregue a documentação que demonstra os gastos com a sinalização vertical, horizontal e a colocação de semáforos na zona urbana de Timon. A sentença é do juiz Simeão Pereira e Silva da 4ª Vara e foi publicada na última sexta-feira atendendo pedido de mandado de liminar impetrado pelo vereador do PDT Jaconias Morais ( foto abaixo).

Ainda em outubro do ano passado o vereador teve acesso a documentos extra-oficiais que davam conta que o governo municipal gastou mais de 5 milhões de reais com a sinalização da cidade. Para confirmar ou não as informações contidas no documento, o vereador enviou ofício a prefeita Socorro Waquim solicitando documentos oficiais do governo municipal. Inútil. A prefeita fez ouvido de mercador e não respondeu ao pedido do parlamentar.Por conta disso, Jaconias Morais entrou na justiça em dezembro último com um mandado de segurança com pedido de liminar.

Para o parlamentar de oposição a sinalização de Timon é uma caixa-preta que precisa ser aberta.”É preciso que se esclareça porque a administração municipal teme tanto mostrar essa documentação. Porque tanto medo?”, diz o vereador.

A prefeita Socorro Waquim pode recorrer da decisão do juiz de da 4ª Vara para o Tribunal de Justiça e continuar negando os documentos. Aliás, já há quem aposte que ela fará isso.

Prefeita de Timon ainda não chamou o DEM para conversar

A prefeita de Timon Socorro Waquim ainda não chamou o partido Democrata para conversar depois que estourou a crise do processo movido pela prefeitura contra o ex-prefeito Sebastião de Deus. Ao que parece, a prefeita não está preocupada em perder o partido para as oposições.

No entanto, o que era um problema somente para Socorro Waquim, começa a ser também para o principal líder do DEM, o engenheiro Sebastião de Deus.Tem gente dentro do partido dizendo que não vai marchar com a sigla caso ela venha a se coligar com Luciano Leitoa nas eleições deste ano.

Por outro lado, tem pré-candidato a vereador que já defende o apoio a Luciano Leitoa.
O que é certo é que Sebastião de Deus já recebeu carta branca do principal comandante dos democratas no estado, o deputado Raimundo Cutrim. Ele tem dito que a sigla marchará com a decisão que tomar e não haverá intervenção na executiva do partido no município.




Equipe do Corpo de Bombeiros do Ma em Timon


Uma equipe do Corpo de Bombeiros de São Luis encontra-se na cidade de Timon. Ela veio acompanhar de perto a situação dos alagados pelas enchentes no município.
Ontem (09/04) pela manhã a equipe acompanhada pelo suplente de deputado federal Luciano Leitoa, percorreu a região mais atingida pelas águas, os povoados Piranhas, Laranjeiras, Barra das Pombas e Santa Amélia. O governo do estado quer um retrato fiel da situação dos alagados para depois enviar ajuda.

A equipe do Corpo de Bombeiros fica em Timon até amanhã (11/04).E nesses dias visita também os abrigos onde a prefeitura de Timon alojou os desabrigados.


Buraqueira faz mais uma vítima


A buraqueira que tomou de conta das principais ruas e avenidas de Timon não pára de fazer vítimas. A mais recente é o pré-candidato a vereador pelo PCB, Chico da Ana. Recentemente ele caiu em um buraco na Avenida Boa Vista quando dirigia uma moto As pernas do rapaz estão cheias de escoriações. Ele está uma fera com a administração municipal.


























Timonenses fazem piada com buracos


Cansados de reclamara com a administração municipal pela quantidade de buracos nas ruas e avenidas, alguns timonenses sem verem providências serem tomadas, começaram a brincar com a situação. A mais nova piada é a de que “ Timon é a cidade que mais tem redutores de velocidade no mundo: os buracos”.
Operação Silêncio em Timom


O Ministério Público de Timon em conjunto com as polícias militar e civil desenvolveram no último final de semana, uma operação de combate a poluição sonora na cidade.
O trabalho que durou três dias ( sexta, sábado e domingo) sempre nos horários de oito da noite até às quatro da manhã,resultou na apreensão de 11 veículos, nos quais 9 motoristas tiveram seus carros detidos por poluição sonora e 2 por praticarem 'cavalo-de-pau' nas vias públicas.
A operação foi elaborada pelo Comandante da Polícia Militar Major Belém e pelo delgado geral de polícia civil Francelino de Jesus.

O promotor Antonio Borges( foto ao lado) coordenou a operação e acompanhou de perto o trabalho das policiais.Os carros apreendidos foram levadas para a delegacia regional. Já os proprietários, amantes do barulho foram levados para a delegacia para registro da ocorrência. Todos os casos foram encaminhados para o juizado especial.Além dos veículos apreendidos, alguns bares também foram fechados.


Churrascaria fechada


Há dias que o Ministério Público de Timon vem desencadeando uma luta contra a poluição sonora na cidade.Recentemente, a churrascaria Abrigos Lanches, no centro, foi proibida pela justiça de colocar qualquer tipo de som acústico, mecânico ou ao vivo ou ainda que promova qualquer show, pagode ou eventos similares, sem que adote medidas para o isolamento acústico do referido estabelecimento. A ação judicial foi movida pelo curador do meio ambiente, Antonio Borges.

Timonense sempre em segundo plano

Não é de hoje que venho pregando no deserto. Falo, falo e ninguém me ouve. Pelo menos, aqueles a quem me dirijo; esses fazem ouvidos de mercador. Tratam esse tema com uma indiferença olímpica. Como quem diz: eu não estou nem ai para quem não fede nem cheira. Alguém que não tem mandato e nem tem votos. É assim que raciocinam os políticos arrogantes e que se julgam terem Deus na barriga.

Falei tanto, que ia me esquecendo do falar do assunto que me leva escrever pela enésima vez: o tratamento de segunda categoria que a prefeita Socorro Waquim, dispensa para os timonenses quando da escolha do primeiro escalão do seu governo.

O secretário de administração Magno Pires, não mora e nem tão pouco vota em Timon. A secretaria de educação Suely Almeida (irmã da prefeita), também não mora em Timon. Pode até votar, porque a sua irmã necessita dos votos dos parentes para se eleger. O secretário de cultura Daniel Aracassy, também vai pelo mesmo caminho. O hoje secretario de saúde Neto Neiva, também mora em Teresina, apesar de parte da sua familia residir em Timon. O procurador da Prefeitura, também reside do outro lado do rio.

É bom ficar por aqui; porque se eu fosse falar dos “estrangeiros” que integram o primeiro e segundo escalão do governo da professora, eu passaria o resto do dia escrevendo. Se perguntado a esses senhores e senhoras o qu eles pensam sobre Timon, certamente irão dizer que amam, que adoram, que devotam um grande amor a essa terra; a nossa terra. Amor pelo dinheiro é bom não confundir.

Aqui cabe uma observação: estou me referindo só às pessoas que ocupam cargos importantes na administração publica municipal que só vem a Timon - garantir o seu sustento e no final do dia retornam a Teresina. Muitos deles, ilustres desconhecidos na capital piauiense, mas que aqui em Timon, são tratados com pessoas importantes -, mesmo não tendo importância nenhuma.

Timonense, é sempre bom repetir, é todo aquele que mora em Timon; que conhece as ruas de Timon, as pessoas de Timon e também, a história e cultura do Estado do Maranhão. Na hora da necessidade todam amam de paixão o nosso municipio. Eles pensam que nos enganam. Ledo engano.

Em Tempo:

Qual seria a reação dos teresinenses, se o prefeito de Teresina, resolvesse colocar em postos chaves da sua administração -, só pessoas residentes em Timon? A gritaria seria geral e, com justa razão. Primeiros os nascidos na própria terra, principalmente, quando se tem gente com capacidade e talento para fazer melhor e com comprometimento.

sábado, 12 de abril de 2008

Enquanto o dinheiro for do povo...

Vereadores de Timon aprovam aumento salarial para secretários Uma fonte revela: os vereadores da base da prefeita Socorro Waquim e mais Alexandre Almeida do PV, aprovaram na última sexta-feira em sessão extraordinária, ocorrida pela manhã, aumento salarial para os secretários municipais. Com o aumento, um secretário passa a ganhar R$ 5.440,00( cinco mil quatrocentos e quarenta reais ) por mês.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Professores reclamam de baixos salários em Timon

Os professores da rede municipal de ensino de Timon fizeram ontem pela manhã um grande protesto diante da Prefeitura e acusaram a prefeita Socorro Waquim de ter recebido, de junho a janeiro deste ano, acima de R$ 15 milhões para a área de educação, mas vir pagando para a categoria baixos salários.

Faixas espalhadas em frente ao prédio da Prefeitura denunciavam o que a categoria classificou “de descaso com o setor educacional da cidade”, mas nem assim os manifestantes foram recebidos pela prefeita.

A manifestação foi puxada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Timon (Sinterpum). Uma das reivindicações da categoria é que o município implante o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos professores de Timon, uma reivindicação antiga.

A categoria reclama ainda de que a prefeita não concede aumento salarial para o magistério e que “persegue servidores municipais”. Os manifestantes reivindicam não apenas salários dignos, mas também melhores condições de trabalho.

Numa das faixas postas diante do prédio da Prefeitura, os professores perguntam “Até quando os trabalhadores serão vítimas do descaso da administração da prefeita Socorro Waquim?”. Em outra faixa, denunciaram o grande volume de recursos que o município tem recebido do Fundo de Valorização da Educação Básica (Fundeb) – só nos últimos seis meses, em torno de R$ 15 milhões.

Apesar da insistência dos manifestantes, eles não foram recebidos pela prefeita nem por nenhum representante do município. A categoria saiu do local ainda mais irritada em relação aos dirigentes municipais.
Buracos tomam conta das avenidas de Timon




TIMON - Não se sabe porque o governo municipal não tem tomado as providências no sentido de tapar os buracos que já viraram praga e se espalham por todas as principais vias da cidade. Alguns aliados tentam justificar a falta de reparos em conseqüência das chuvas, pois os buracos tapados logo abririam novamente pela força das águas.

Outros dizem que a administração aguarda liberação de recursos do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, onde serão feitos recapeamento asfáltico nas principais avenidas.

Para o timonense de um mínimo de bom senso, nenhuma das alegações justifica. A Prefeitura de Timon como qualquer outra no Brasil têm seus recursos recebidos religiosamente todo mês repassados pelo governo federal. Os mesmos podem ser utilizados para ao menos minimizar o impacto que os buracos estão causando nos carros, bicicletas e, principalmente, nos neurônios dos timonenses e visitantes da cidade.

Numa rápida passagem por algumas avenidas, presenciamos moradores reclamando da situação, motoristas indignados e flagramos carro quebrado vítima da buraqueira.

Comecemos pelo flagrante ocorrido na Avenida Francisco Carlos Jansen ocorrido ontém (26/03). Um veículo marca Reanult Clio quebrou sua suspensão dianteira onde um dos pneus quase foi sacado. O fato ocorreu nas primeiras horas da manhã. Indignado, o motorista deixou o veículo no local e foi a procura de um advogado. Ele deve buscar seus direitos na justiça e com isso ser ressarcido pelo poder público pelo dano causado.

CONCURSO DE TIMON TEVE FRAUDE

No concurso da prefeitura de Timon, a PF descobriu que ele conseguiu colocar a mãe.


O cumprimento de um mandado de busca na residência do funcionário público federal, Sérgio Barros de Sousa, integrante da Comissão de Concusos do Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefet - Piauí, por policais federais durante a "Operação Cola", desencadeada ontem em 14 estados da federação contra a venda de diplomas universitários falsos, via Internet, revelou que os dois últimos vestibulares (2007/1 e 2008/1) da instituição e mais o concurso público realizado em 2008, além do concurso público para a prefeitua de Timon (MA) realizado em 2007 foram fraudado.
Segundo o delegado federal Ronaldo Prado, chefe da delegacia da PF, em Casxias (MA), a prisão em Tangará da Serra (MT) de Tiago Francisco Vieira Pereira, 21 anos, levou a polícia a desencadear a operação a nivel nacional.

Ele (Ronaldo) recebeu dois mandados de busca para serem cumpridos nos bairros São Benedito e Parque Piauí, em Timon (MA). Durante o trabalho, os policiais encontraram na residência de Sérgio Barros, cartões resposta dos concursos assinados em branco, tanto do concurso quanto do vestibular, além de outros objetos.

Segundo Ronaldo Prado, o alvo da operação em Timon era Karina de Sousa Leite, namorada de Sérgio Barros, que diante dos indícios encntrados pela PF, Karina foi levada para a sede da PF e ao prestar depoimento ela disse que o namorado lhe entregou uma semana antes a prova do concurso do Cefet e foi aprovada em primeiro lugar, não assumindo por falta de um diploma do curso de técnico de laboratório.
No caso dos vestibulares, ele teria contribuindo para que vários amigos fossem aprovados.

O delegado Ronaldo Prado afirmou que todo o material apreendido durante a operação será encaminhado para a sede da PF no Piauí e acredita que o Ministério Público Federal poderá solicitar a nulidade do concuso público da Cefet, como também do vestibular, pois os objetos apreendidos e o depoimento de Karina, levam a acreditar que os mesmos foram fraudados.

No concurso da prefeitura de Timon, a PF descobriu que ele conseguiu colocar a mãe (médica), uma tia e a namorada como professoras).

A operação foi deflagrada para cumprir 34 mandados de busca e apreensão, em 54 endereços nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão, Acre, Pará e Bahia. Os diplomas falsos seriam vendidos a preço médio de R$ 1.800 cada, a diversos clientes, em todo o país, que os solicitavam via Web.

Prefeita Socorro Waquim trata mal os seus aliados políticos

O processo movido pela prefeita Socorro Waquim, contra o ex-prefeito de Timon e principal líder do Democratas (DEM) nesse município, Sebastião de Deus, um aliado de primeira hora, na eleição da prefeita; caiu como uma verdadeira bomba no meio político timonense -, porque ninguém em sã consciência poderia imaginar que tal coisa viesse acontecer um dia.

O comissário Carlos Silva, amigo particular do ex-prefeito Sebastião de Deus e filiado ao DEM, ao participar do programa Bom Dia Maranhão da Rádio Planalto FM 102,3, se disse surpreso ao se deparar com essa noticia na imprensa - dando conta do processo movido pela prefeita Socorro Waquim, contra o ex-prefeito de Timon.

Segundo o comissário Carlinhos, o clima entre o grupo da prefeita e o Partido liderado pelo ex-prefeito Sebastião de Deus, é bastante pesado e tudo leva a crer que haverá um rompimento entre esses dois grupos. Salvo se houver um recuo da prefeita.

Caso não ocorra arrependimento por parte da prefeita, que venha a pedir desculpas de público e fazer cessar esse processo; DEM e PMDB não terão a mínima condição de marcharem juntos na eleição de 2008.

A permanecer esse quadro, quem ganha e quem perde nessa briga? Há perdas e ganhos de ambos os lados. As perdas para o ex-prefeito pode ser representadas pelo processo que custa tempo e dinheiro. Já os ganhos, pode ser representados pela possibilidade dele vir a compor com o grupo liderado pelo pré-candidato a prefeito Luciano Leitoa e como conseqüência disso, vir a se reaproximar do governador Jackson Lago.

Pelo lado da prefeita, o estrago é muito grande no que concerne a campanha pela sua reeleição, pois além da perda de tempo na televisão como consequência do rompimento com o DEM ela também estará perdendo um grande aliado, com forte penetração na zona rural desse município.

Timon também tem sua rua sem prefeito

Esse é o quadro lastimável em que se encontra a Tv São José, situada há 200 metros da prefeitura de Timon. Nessa casa de muro branco a sua direita, reside o blogueiro Dom Severino; que na última segunda-feira não pode fazer o seu programa na Rádio Planalto FM 120,3, por ter ficado ilhado. Essa fotos falam por sí mesmas. Essa é a triste realidade de um município que poderia muito bem se espelhar na excelente administração de Teresina.




































































FONTE PORTAL AZ

CONCOVADA PELO MP

Ministério Publico de Timon convoca prefeita para falar sobre o PAC

Nesta quarta-feira o Ministério Público de Timon, representado pelo promotor público Antonio Borges Filho (foto), se reuniu com a prefeita Socorro Waquim e alguns dos seus assessores para obter alguns esclarecimentos sobre os andamentos da obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A prefeita Socorro Waquim, fez uma verdadeira explanação das obras em execução e das obras a serem realizadas através desse programa do governo federal que visa promover o desenvolvimento do país, sem discriminação, mas priorizando os municípios que estão em dia com os seus encargos sociais.

Essa reunião do ministério público com o poder executivo municipal, apesar de contar com a presença de técnicos do IBAMA e um engenheiro prestando assessoria ao promotor público Antonio Borges Filho, não tinha o caráter de uma audiência pública. Mesmo assim, os assessores da prefeita Socorro Waquim, responderam algumas perguntas feitas pela imprensa e a pessoas interessadas com o andamento dessas obras.

O promotor público Antonio Borges Filho, em tão boa hora, resolveu convocar a prefeita Socorro Waquim, para que fosse dirimidas algumas dúvidas a respeito da execução das obras, do impacto ambiental dessa obras e, sobre o que poderia ser modificado nesses projetos de modo a evitar transtornos para a comunidade e consequentemente prejuízos: ambientais e financeiros.

Surgiu no bojo dessa discussão ampliada, outra discussão, que foi quanto a localização das duas lagoas de decantação de resíduos sólidos. Que mesmo não sendo o principal objeto dessa reunião, mas que acabou sendo bastante proveitosa, a discussão travada entre técnicos do IBAMA, o engenheiro Eduardo Martins Pedreira e assessores da prefeita.

O promotor público Antonio Borges Filho, ao encerrar essa reunião se comprometeu em promover uma audiência pública para discutir em maior profundidade a localização da estações de tratamento do esgotamento sanitário.

Em tempo:

Não se admite que o presidente do poder legislativo municipal não tenha se feito presente a uma reunião desse nível e dessa importância. Mas, como esse poder em nosso município não tem nenhuma importância, a sua presença não se fez sentir. Só quem observou essa ausência foi a imprensa. FONTE PORTAL AZ

Exclusivo: prefeita de Timon exonera importante secretário



Até agora a exoneração não foi confirmada pela chefe do executivo municipal, mas ela deve falar sobre o assunto nos próximos dias. A única informação confirmada por uma fonte do redator é a de que Socorro Waquim já teria até nomeado como secretário interino um advogado membro da administração municipal.Este deve assumir o cargo até a próxima segunda-feira.

Detalhe: o secretário exonerado não é o da limpeza, João Borges que está se afastando para ser candidato a vereador.

VEJAM FOTOS REAIS DE NOSSA CIDADE!!!






TIMON CIDADE ESQUECIDA PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, APAREÇA SOCORRO WAQUIM, VOCÊ SUMIU DE NOSSA CIDADE!!!